Valença do Piauí é uma cidade rica em história e vivências, e hoje, sábado 29 de novembro, queremos compartilhar uma dessas histórias que nos foi contada pelo Historiador Professor Antônio José Mambenga. Trata-se da vida de Tertuliano, um homem que dedicou sua vida a Deus e à comunidade.
Nascido há 100 anos, Tertuliano foi um homem de fé, que estudou na escola do Mestre José Francisco e aprendeu a tocar violão com a Profa. Heloisa Ferreira. Ele também aprendeu o ofício de sapateiro e se tornou um membro ativo da comunidade.
Infelizmente, Tertuliano faleceu em 28 de novembro de 1948, aos 23 anos de idade, em sua residência localizada na Rua dos Oitis, também conhecida como Beco da Amargura, atual Rua Major Inácio Barbosa. No entanto, sua memória permanece viva na comunidade, e hoje queremos homenageá-lo.
Uma Celebração de Vida e Memória
Hoje, a comunidade se reuniu no mesmo espaço onde Tertuliano foi sepultado, para celebrar sua vida e memória. A Celebração foi presidida pelo Diácono Balbino Miranda e contou com a presença de muitas pessoas, incluindo o Sr. Eustasio Oliveira, testemunha ocular do cortejo e do sepultamento de Tertuliano.
É emocionante ver como a história e a memória se imbricam na construção deste momento, que foi celebrado na cidade de Berlengas, atual Valença do Piauí. Tertuliano pode ter partido, mas seu legado permanece vivo em nossas memórias e corações.






























