37.5 C
Valença do Piauí
02/ novembro/ 2025
PUBLICIDADE

Vereadora Edilsa do Vale reage a ataque racista em discurso no legislativo de Valencia do Piauí

+NOTÍCIAS

 

Na última quinta-feira 30 de outubro durante sessão do legislativo na Câmara de Vereadores de Valença do Piauí a vereadora Edilsa do Vale fez um pronunciamento emocionante na tribuna da Câmara, após ter sido vítima de injúria racial em uma página nas redes sociais. O episódio causou revolta e gerou uma grande onda de solidariedade, que reuniu populares, deputados, prefeitos e vereadores de Valença, de várias partes do Piauí e até de outros estados.

PUBLICIDADE

Durante o discurso, Edilsa agradeceu as manifestações de apoio, relembrou sua origem na comunidade Oiticica, expressou o orgulho de ser filha de quilombolas e destacou sua trajetória de luta pessoal e política desde sua primeira eleição em 2013. Em vários momentos, a vereadora teve seu discurso interrompido por aplausos do público presente.

Na tribuna, Edilsa do Vale lamentou, que o ato discriminatório pode estar ligado à sua eleição para compor a Mesa Diretora da Câmara. “Desde o dia em que coloquei meu nome à disposição começaram as perseguições, que foram parar na Justiça, dizendo que a vereadora Walmaria e o presidente tinham fraudado documentos para me favorecer tudo isso por não aceitarem que eu fizesse parte dessa mesa. Até aí eu não entendia por quê. Fizeram denúncias infundadas, caso esse já encerrado na Justiça com vitória”, relatou a vereadora.

Edilsa revelou ainda que as ofensas vinham se repetindo. “Sempre recebi, por parte de uma parlamentar, dizeres depreciativos como: ‘essa secretária nem ler sabe ler’. Nos últimos meses, foi criado um quadro no Instagram chamado Câmara do Gonzaguinha, administrado por uma pessoa ligada à referida parlamentar, com o intuito de reproduzir em forma de humor as falas dos vereadores. Só que, para minha surpresa, a página usou personagens como Poly e Penélope Charmosa para vereadoras brancas, e para mim usou Ganguçu”, narrou a parlamentar.

A vereadora explicou que o episódio mais recente foi uma evolução desse tipo de ataque: “Na última semana, o que eram vídeos caseiros se aperfeiçoaram e viraram charges modernas, com o mesmo teor, fazendo comparações depreciativas, racismo recreativo e violência política. Isso demonstra uma organização em torno desses ataques. Ataques como esses não atingem só a mim, mas todas as mulheres negras, todas as pessoas que lutam por um país mais justo e todas as vozes que se levantam contra o preconceito e a desigualdade,” explicou Edilsa do Vale.

Seguirei com a mesma coragem e com a mesma fé. Agradeço de coração à sociedade, que tem se mostrado solidária e vigilante diante de cada tentativa de silenciamento,” concluiu a vereadora Edilsa do Vale.

Fonte: Portalv1

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE

+LIDAS DA SEMANA

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

+RECENTES

PUBLICIDADE