Nesta terça-feira 16 de setembro a Secretaria Municipal de Assistência Social – SEMAS de Valença do Piauí, através da secretária Ariana Rosa, com o apoio da Prefeitura Municipal prefeito Marcelo Costa, realizou no Centro Social Urbano-CSU, mais uma edição do “Projeto Ser Gestante“, que garante o acompanhamento das gestantes, das futuras mamães, dos bebês após o parto e durante o crescimento da criança.
O evento contou com a presença da secretária municipal de Assistência Social Ariana Rosa e demais secretárias municipais como segue, Mauricélia Sousa da Comunicação, Rafaella Sampaio da Saúde, Iracema Alencar da Administração, os coordenadores, supervisores, e as visitadoras assistenciais.
A pauta da solenidade foi a entrega dos enxovais para os futuros bebês, alem de presentes e o registros de um ensaio fotográfico, preparado especialmente para marcar o momento de cada gestante. No final do evento, foi servido um reforçado lanche para todos.
A gestante Islane Aparecida agradeceu do acompanhamento. “É um apoio muito importante, é uma grande satisfação estar aqui nesse momento. É um momento único para a nossa gestação. A gente agradece todo o pessoal do CRAS por esse lindo evento. Eu já participei de rodas de conversas e de orientações do dia a dia e de como cuidar da criança e de mim nesse período”, disse a futura mãe.
Geovana Ravana, hoje na segunda gestação, agradeceu o acompanhamento através do Programa Ser Gestante. “Agradecer a assistente social, a Ariana, agradecer ao prefeito Marcelo Costa, que está de parabéns pela belíssima festa. É tudo ótimo, o acompanhamento é muito bom, as visitadoras são ótimas e é um programa que nos auxilia muito”, reconheceu.
A supervisora do Programa Criança Feliz, Luana Nunes ressaltou o caráter multidisciplinar do projeto: “Esse projeto são encontros que buscam acompanhar melhor a gestação, orientar, buscar informar e acolher. É também uma forma de carinho para elas. Tem a entrega do kit, o ensaio fotográfico, e sempre contamos com profissionais aptos a orientá-las, como enfermeiros e psicólogos. Além disso, as visitadoras fazem visitas às gestantes e trazem informações individuais que facilitam muito o trabalho”, explicou.
Já a Secretária de Assistência Social, Ariana Rosa que também é enfermeira, destacou que o acompanhamento se faz necessário e se estende além da gestação. “A gente vem apoiando essas gestantes durante todo o período do projeto e vamos permanecer acompanhando. A partir do momento que elas ganham bebê, continuamos o acompanhamento pelo Programa Criança Feliz, orientando sobre vacinação, aleitamento exclusivo, entre outros cuidados. Já realizamos até rodas de conversa com os bombeiros, que falaram sobre manobras de desengasgo e outras emergências,” disse.
Ariana Rosa disse também, “Para mim é uma satisfação esse mundo da assistência social, porque a gente tem todos os públicos envolvidos, a criança, o adolescente, o adulto, já que acompanhamos também muitos beneficiários do Bolsa Família, e os nossos idosos, com quem estamos diariamente,” concluiu a secretária .