No último domingo (3), a Arquidiocese de Teresina através do arcebispo Dom Juarez anunciou a transferência de padres e diáconos para o final de 2024 e no ano de 2025. Essa ação faz parte da vida missionária da igreja que busca atender melhor os trabalhos pastorais da Arquidiocese de Teresina.
Junto com o anúncio da mudança veio a seguinte mensagem da Arquidiocese de Teresina: “Somos agradecidos a Deus, pelo Dom da vocação aos ministérios ordenados. Somos agradecidos aos nossos Padres e Diáconos pela missão assumida com amor generoso, e pela disposição em seguir assumindo a alternância na continuidade com a alegria, por uma Igreja sinodal, de comunhão, participação e missão.”
O Portal V1 trouxe informações mais detalhadas sobre a mudança de presbíteros filhos de Valença e cidades vizinhas, bem como de padres da região que passaram pela mudança e sacerdotes conhecidos dos valencianos.
O Pe. Edvaldo Barbosa Lima, conterrâneo de Valença estava na Paróquia Santíssima Trindade e agora vai assumir a Paróquia Cristo Rei (ambas em Teresina).
Pe. Tertuliano Alves de Melo, também filho de Valença era pároco na Paróquia São Paulo em Bom Jesus e agora vai para Paróquia Santa Teresinha na capital (Satélite)
O Pe. Alaelson Ferraz da Costa, filho de Lagoa do Sítio, sai da Paróquia Imaculada Conceição (Vila Bandeirantes) e assume a Área Pastoral N. Sra. Fátima e Stos Francisco e Jacinta (Parque Brasil), ambas na capital teresinense. Administrador Paroquial.
Já o Pe. Geneilson Bezerra da Silva da cidade de Elesbão Veloso, vai sair da Área Pastoral N. Senhora de Fátima e Stos Francisco e Jacinta (Parque Brasil) e assume a Paróquia S. João Evangelista e São João Batista (Parque Piauí), ambas de Teresina. Pároco.
Pe. Relson Moraes de Figueiredo, deixa de ser Vigário da Paróquia São João Batista em Pimenteiras e vai para a Paróquia São Miguel Arcanjo e Diaconia Territorial S. Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face (Miguel Alves e povoado Gameleira) – Vigário Paroquial e Vigário Assistente, respectivamente.
Pe. Gilberto Costa Freitas, permanecerá na capital onde o sacerdote que já foi pároco em Valença do Piauí deixa a Paróquia Cristo Rei e assume a Paróquia Menino Jesus de Praga (Sacy)
Pe. Valdecir Silva de Sousa que também já foi pároco em Valença pela Paróquia de São Francisco de Assis deixa a Arquidiocese de Teresina e sai em colaboração missionária para Diocese de Coari – Amazonas
Foto: Reprodução do Google / Crédito do autor