Na manhã desta quinta-feira 31 de outubro foi realizada, para ser apresentada à Comissão Permanente da Câmara de Vereadores de Valença do Piauí, uma Audiência Pública para apresentação dos relatórios da LRF-RGF (Relatório de Gestão Fiscal 1° Semestre e ano de 2023). Na ocasião, também foram apresentados relatórios do 1°, 2° e 3° quadrimestre 2023 e 1° e 2° quadrimestre 2024 dos Serviços de Saúde do município. A audiência contou com a presença de secretários municipais, vereadores, assessores e populares.
A contadora Dianni Carvalho trouxe números que retratam como anda o município na sua prestação de contas. “Foi avaliado agora o primeiro semestre como a lei exige da gestão, na qual foi apresentado o que é pelas contas e fazendo comparativo no ano 2023, que o município, como sempre, nós estamos evoluindo, a aplicação dos recursos em cada área, educação, saúde, serviço social, obras, a parte de meio ambiente, e diversos”, explicou.
A contadora ainda frisou a gestão comprometida em pagar as dívidas deixadas pela gestão anterior e que tem conseguido avançar.
“Nessa gestão do Marcelo Costa, nós estamos sempre indagando que nós pegamos o município endividado, que hoje nós ainda temos obrigações, mas que elas vão ser finalizadas no exercício 2025, com relação à gestão anterior. Logo nessa gestão, o prefeito não tem dívidas com o município”, afirmou a contadora Dianni que complementou.
“O município está evoluindo cada vez mais, é demonstrado que esses recursos vêm aumentando no decorrer do tempo, que os recursos federais também, às vezes, nós sabemos como é que está a economia do país, mas que o município de Valença, está fazendo o dever de casa, a regra de ouro, sempre para o outro. A melhoria do cidadão. Então foi demonstrado aqui e creio que Valença é um município que está bastante enxuto e sem nenhuma responsabilidade nem está em déficit orçamentário”, pontuou.
A vereadora Rafaela, que presidiu a sessão da audiência pública, elogiou os resultados apresentados à Casa Legislativa.
“É sempre uma honra recebermos nessa casa a apresentação dos resultados que estão sendo feitos dentro da gestão do prefeito Marcelo Costa e a alegria maior ainda é quando nós podemos observar e analisar os resultados obtidos dentro desse último semestre de 2024, então principalmente dentro da área da saúde que eu acompanhei de perto desde o início da gestão e consigo ver a evolução diante de um resultado muito positivo”, disse a vereadora que acrescentou.
“Só nesse semestre de 2024 nós podemos observar que já ultrapassamos todos os atendimentos realizados dentro do ano todo de 2023, isso diante do atendimento da atenção básica, fora todos os outros programas”, observou.
A vereadora ainda elogiou a equipe da saúde do município pelo trabalho que vem sendo promovido junto com o gestor municipal. “Parabenizar a Secretaria de Saúde com toda a sua equipe, todos os coordenadores, todos os profissionais e parabenizar o nosso prefeito Marcelo Costa por conduzir também todas as pastas com a responsabilidade e compromisso, obtendo resultados positivos”.
A secretária municipal de saúde Lucília Marreiros, destacou as ações realizadas pela saúde. “A gente fica feliz no dia de hoje de poder mostrar o avanço, que Valença vem crescendo no tocante à saúde e podemos também apresentar as melhorias que foram realizados durante, não só nesse mandato do Marcelo, mas principalmente na pasta que eu ocupo, hoje nesse período que eu estou à frente da Secretaria, o que a gente pôde fazer durante esses sete meses”, frisou.
A secretária falou de programas que estão funcionando aqui no município e que têm ganhado destaque como o Melhor em Casa, Saúde Veste Kimono e Academia da Saúde.
“Cada vez que a gente recebe um prêmio, a gente fica feliz porque a gente não faz só. A evolução do Melhor em Casa, onde se coloca musicoterapia dentro do Melhor em Casa, a gente fica extremamente feliz porque a gente leva o serviço que está dentro só do posto, você leva até a casa da pessoa, a Saúde Veste kimono, muito interessante, na Academia da Saúde você vê que a idade não limita a pessoa, quem limita somos nós mesmos que nos limitamos, porque nós vimos pessoas com mais de 60 anos com perdas de peso, melhor até do que os mais jovem, então tudo vai do querer, do querer participar e a gente está sempre buscando isso, com esse trabalho”, disse Lucília.
Ela encerrou reforçando o apoio que recebe do gestor prefeito Marcelo Costa. “A gente não faz saúde só, a gente precisa da compreensão do nosso gestor, do apoio do nosso gestor, e isso a gente tem”, conclui a secretária Lucília.
Fotos: Reprodução da matéria/crédito Portalv1
Fonte: Portalv1