Nesta quinta-feira (26), a Secretaria de Saúde (SMS) de Valença do Piauí promoveu o encerramento das atividades em alusão ao “Setembro Amarelo” com uma roda de conversa voltada para os profissionais da saúde do município. O evento, realizado no auditório da Secretaria de Educação, contou com a participação de psiquiatras e psicólogas que atuam no município.

O psiquiatra André Lauzer destacou a importância do encontro. “Eventos como esse são importantíssimos, porque os profissionais de saúde, principalmente, falando também da educação, que isso é bem comum, sofrem muito com esgotamento profissional, a gente chama de síndrome de Burnout, e a síndrome de Burnout, em alguns casos, pode levar ao surgimento de outros sintomas e transtornos, então, espaços como esse para serem tirados dúvidas, para ter momentos de descontração e para falar mais a respeito são fundamentais para evitar ou ajudar para que esses sintomas não aconteçam”, reforçou o psiquiatra.

A psicóloga Maria Aparecida também abordou a questão do ambiente de trabalho como um espaço propício para o adoecimento. “Hoje, as pesquisas deixam muito claro que o maior espaço de adoecimento é o ambiente de trabalho, justamente por ser um espaço em que as pessoas precisam estar sempre prontas para produzir, ser pessoas infalíveis, sempre para poder estar mostrando a sua rentabilidade diária dentro do ambiente de trabalho”, explicou a profissional que complementou.

Então são espaços hoje que é muito importante se criar um ambiente em que as pessoas possam falar dos seus problemas, possam dizer como estão se sentindo, possam abordar o que está incomodando para que o trabalho não venha a ser algo desprazeroso e desgastante na vida daquela pessoa”, disse a psicóloga.

Ela ainda ressalta a relevância da sociedade em geral possam pensar na saúde mental do seu colaborador. “É muito importante que toda uma sociedade, principalmente empresas, instituições, investirem na saúde mental do colaborador, do funcionário, criando espaço onde eles possam falar como eles estão se sentindo.”

A secretária de Saúde, Lucília Marreiros, explicou a motivação por trás do evento. “Sempre se trabalhou no Setembro Amarelo, como eu coloquei aqui, com uma palestra com muitos dados, com a população em geral, e esse ano a gente viu a necessidade de trabalhar os profissionais. Como eu coloquei, eu disse no início da minha fala, cuidar de quem cuida”, enfatizou a secretária, que acrescentou.

A gente pensou nesse encerramento para convidar os nossos palestrantes, mas uma palestra voltada para o profissional de saúde, para ele se colocar como um ser que também tem problemas, que tem o problema de convivência, que tem problema de casa que às vezes leva ao trabalho e que é possível a gente desmistificar, tirar este tabu da questão da doença mental”, afirmou.

A secretária Lucília também mencionou os diversos trabalhos que estão sendo implementados, sendo eles: a criação da ouvidoria do SUS, implantação no bairro Novo Horizonte do SUS Digital com várias especialidades médicas e fazendo eletrocardiograma com resultado, implantação no posto do Novo Horizonte do EMULTE, descentralizando a fisioterapia da Secretaria, com previsão de ser levado para mais três postos da cidade. Além de reformas em postos de saúde da zona urbana e rural.

Lucília ainda falou das diversas iniciativas da Secretaria. “A gente tem desenvolvido muita ação educativa, nós fizemos a questão da mulher, da amamentação, do aleitamento e a gente em breve vem aí o outubro rosa, muito em breve temos os nossos homens, no novembro azul e a gente quer trabalhar ainda esses dois setores com o fé em Deus.

Por fim, Lucília expressou sua gratidão à equipe. “Sou muito grata com a equipe hoje que a gente tem na Secretaria de Saúde. A gente tem esse diálogo que é muito importante e a disponibilidade eu acho fundamental. Sou muito grata com a equipe que foi montada.”

Fotos: Portalv1

Por: Redação Valencaonline.com / Fonte: Portalv1

COMPARTILHAR

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui