O município de Valença do Piauí sediou nesta quinta-feira (21), a Oficina Política de Fomento à inovação como estratégia de desenvolvimento sustentável, promovido pelo Programa Cidade Empreendedora do Sebrae com a participação dos municípios pertencentes ao grupo, sendo eles: Valença do Piauí, Inhuma, São José do Piauí, Sussuapara, Ipiranga, Aroazes e Pimenteiras. O evento aconteceu no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

A abertura da solenidade foi feita com a composição da mesa de honra com a presença do secretário de Governo, Dr. José Itamar que representou o prefeito municipal, o secretário de Desenvolvimento Rural Brenno Carvalho, o vereador Devaldo Nunes, o prefeito de Inhuma Elbert Holanda, representando o Sebrae Ana Mary, a Agente Territorial Denise Maranhão e o consultor José Bringel filho, entre outras autoridades.

Esteve também presente ao evento o Agente de Desenvolvimento do Banco do Nordeste, Benoni Rodrigues, que falou da importância do evento destacando o apoio do Banco do Nordeste e do Programa PRODETER para o desenvolvimento da região e do Território do Vale do Sambito, assim como se colocou à disposição dos municípios.

Após o canto do hino de Valença, realizado pelas crianças do coral da escola João Calado, as autoridades fizeram o uso da palavra e puderam expressar a satisfação em participar da oficina que tem como abordagem a inovação para promover o desenvolvimento local.

Com o início dos trabalhos, o especialista José Bringel, apresentou os princípios norteadores de políticas de fomento à inovação e como elas já estão em uso e operação nos municípios Brasileiros, promovendo assim positivamente a economia nesses locais. Bringel trouxe casos onde foi possível aos participantes identificar a situação atual do município e diante disso poder traçar uma estratégia de implantação e fortalecimento de políticas de inovação nas suas instituições e região.

A agente territorial, Denise Maranhão, que acompanha os municípios pertencentes ao grupo conta como é está colaborando com esse projeto.

“Pra mim é sempre uma alegria está fazendo parte desse movimento junto com o Sebrae, abrindo portas para inovação, sustentabilidade, tecnologias, até porque é o nosso futuro, futuro da nossa região e o que nós queremos aqui além de fortalecer o empreendedorismo, é trazer os empreendedores para que eles tenham mais consciência de usar a tecnologia a seu favor, no âmbito do seu negócio e também desenvolvendo soluções”, disse a agente territorial, que acrescenta.

“Esse fomento vem justamente para afirmar que nós temos vários caminhos, como a parte da gestão pública, gestão privada, organizações governamentais, o próprio usuário, o próprio empreendedor, o empresário, eles tem uma força justamente para movimentar o desenvolvimento local e aqui é uma oportunidade para que a gente possa está fortalecendo não só o polo Valença, mas os sete municípios no qual eu sou responsável”, destaca.

Denise encerra dizendo que esse é o caminho e que os municípios não podem perder essa oportunidade de incentivar o desenvolvimento local.

“Essa é uma oportunidade de estarmos trazendo soluções sustentáveis e que possam perdurar e realmente fortalecer porque o grande objetivo de tudo isso é que a gente possa incentivar esse desenvolvimento local, incentivar também os empresários que participem”, frisa a agente territorial, que enfatizou a necessidade de se trabalhar a valorização da cultura local como forma de fazer com que as pessoas compre aqui e faça a economia região forte e sustentável.

O secretário de Governo, Dr. José Itamar, enfatizou a importância do evento e a grandeza de Valença que tem em sua essência o empreendedorismo.

“Muito boa essa oficina de Inovação, economia aqui no nosso município, Valença com seus 261 anos ainda hoje se reveste dessa importância para que mais municípios que aqui estão representados e alguns prefeitos conforme nós vimos aí, é um evento muito importante para o desenvolvimento, nós vamos agora fomentar para que os municípios elaborem suas leis para liberdade de inovação tecnológica e econômica para que possamos ter isso escrito em lei e possamos aí na frente desenvolver as nossas habilidades, Valença é uma cidade empreendedora e se reveste dessa importância para está recebendo todo esse pessoal aqui hoje”, destaca o secretário.

 

Fonte: Portal V1

COMPARTILHAR

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui