O Partido dos Trabalhadores (PT) oficializou durante convenção realizada nesta sexta-feira (27) a candidatura do senador Wellington Dias para o cargo de governador do Piauí. A deputada estadual Margarete Coelho, do Partido Progressista (PP), foi escolhida a vice na coligação que também envolve o apoio do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) do qual o ex-prefeito de Teresina Elmano Férrer, se candidata ao cargo de senador. Cerca de 20 mil pessoas circularam na convenção que aconteceu no Atlântic City.

“Nós temos um time à altura do Piauí que precisa vencer. Hoje estou aqui para dizer ao Partido dos Trabalhadores e a todos os outros que estão nos apoiando que sou o candidato ao governo do Piauí. Antes de me elegerem governador em 2002, o estado era cheio necessidade, mas hoje nós temos evoluído e o Piauí está mais moderno. Ele precisa de um time competente para conduzi-lo e posso dizer que hoje estou mais preparado, maduro e pronto para conduzir o nosso estado”, disse Wellington Dias na abertura da convenção.

O candidato petista reforçou o apoio nacional do partido. “Nós não podemos admitir que o Piauí, assim como o Brasil retroceda. Nós apoiamos a presidenta Dilma para que o crescimento continue. Acho que apesar de toda essa campanha de ódio e de preconceito contra a presidente, para mim ela será reeleita e não tenho dúvidas disso porque quem comanda a eleição é o povo”.

A candidatada a vice-governadora Margareth Coêlho (PP), ressaltou a importância da mulher na política. “Sou uma mulher tipicamente piauiense, como muitas outras que estudaram e trabalharam muito para conquistar seus objetivos. A nossa chapa tem um projeto voltado para o povo, não é um projeto pessoal”, contou.

Já o candidato ao senado pelo do PTB, Elmano Férrer, ressaltou a importância da coligação para que a Dilma continue no governando o país. “Quero honrar a vaga do Senado, mas pensaram que eu iria desistir, mas eu não vou. Vamos unir esforços para manter o país no rumo certo com a Dilma na presidência. Estou em uma chapa na qual todos os partidos se sentem representados e vamos à luta”, finalizou.

A coligação “Juntos para mais mudança e muito mas futuro” é composta pelos partidos: Partido Republicano da Ordem Social (PRO), Partido Humanista da Solidariedade (PHS), Partido Progressista (PP), Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), Partido dos Trabalhadores (PT), Partido Republicano Progressista (PRP), Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB) e Partido Social Democrático (PSD).

Fotos: Carlienne Carpaso/G1

img_0801_1 img_0790 img_0831 

Sobre Wellington Dias
José Wellington Barroso de Araújo Dias estudou Letras na Universidade Federal do Piauí (UFPI) em 1982. Fez especialização em Políticas Públicas e Governo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 1998. Iniciou suas atividades sindicais como integrante da Central Única dos Trabalhadores (CUT), presidente da Associação de pessoal da Caixa Econômica Federal (APCEF) entre 1986 e 1989.

Na sequência, foi presidente do Sindicato dos Bancários do estado do Piauí, no período de 1989 a 1992. Iniciou na vida pública em 19912, quando foi eleito vereador de Teresina. Em 1994, elegeu-se deputado estadual, chegando à presidência do diretório regional do PT, onde ficou de 1995 a 1997. Em 1996 foi candidato a vice-prefeito de Teresina na chapa de Nazareno Fonteles.

Em 1998, foi o primeiro deputado federal eleito pelo PT no Piauí e, no ano 2000, foi candidato a prefeito de Teresina, tendo Francisca Trindade como companheira de chapa. Renunciou ao mandato de deputado federal em 29 de novembro de 2002. Em seu lugar, foi efetivo o seu primeiro suplente, Roberto John, também do PT.

Em 2002 foi eleito governador do estado e foi reeleito em 2006. Deixou o cargo em março de 2010 para disputar as eleições ao Senado Federal onde foi eleito.

Com informações do G1-Piauí

COMPARTILHAR

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui