O setor da indústria piauiense vem apresentando avanços para o desenvolvimento econômico e geração de emprego e renda, no primeiro semestre de 2021. Contudo, o segmento ainda enfrenta grandes desafios que comprometem o crescimento e oportunidades para a abertura de novos empreendimentos no Estado. Dentre os principais entraves presentes na indústria estão a alta carga tributária, falta de condições a nível estadual de infraestrutura, água e luz, como também burocracias para instalação de mais indústrias.

A crise sanitária causada pelo novo coronavírus (Covid-19) é outra preocupação para este setor que, no começo da pandemia, teve suas  atividades fortemente afetadas, devido às paralisações provocadas por decretos restritivos, impostos por autoridades. Andrade Júnior, presidente do Centro das Indústrias do Estado do Piauí (CIEPI), pontua algumas dificuldades enfrentadas pelo setor.

“A grande reclamação ainda é a questão da carga tributária muito forte, a burocracia entrava bastante e a falta de condições a nível estadual referente à infraestrutura, energia, água, estrada e internet. É isso que o industrial hoje precisa, para que se motive o crescimento em nosso Estado”, disse.

A vacinação no Brasil tem dado mais otimismo para quem integra o setor industrial. Na semana passada, trabalhadores da indústria e construção civil foram inclusos como prioritários na vacinação contra a Covid-19 em Teresina e, isso tem motivado ainda mais os empresários e profissionais do setor. “Nós temos seguido todos os cuidados necessários e respeitando as medidas sanitárias para a prevenção de contaminação de nossos colaboradores. Estamos felizes pela inclusão de nossos profissionais, na categoria prioritária de vacinação contra a Covid-19. Concluído e resolvido todos os gargalos, nós cremos que teremos mais oportunidades para jovens no mercado de trabalho e crescimento econômico. É na indústria que está o caminho para o desenvolvimento do Piauí”, conclui Andrade Júnior.


Fonte: 180graus / Com informações da assessoria
COMPARTILHAR

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui