O portal de noticias valencaonline.com foi informado na manhã desta terça-feira (16) de outubro, pelo o historiador professor Antonio José, dando conta que um dos símbolos de grande relevância e que faz parte da história valenciana e brasileira, foi retirada de seu local de origem, trazendo preocupação para a população, principalmente para os estudantes, onde segundo eles, fere a memória da história.

(Trata-se da (Cruz) que marca a passagem da Coluna Prestes (Os Revoltosos) em (1925/1926), que fica localizado na Rua Major Ulisses Pereira, bairro Lavanderia em Valença do Piauí. A mesma foi removida acabando assim com parte da memória histórica do município.

Vale ressaltar que o local onde fica a (Cruz dos revoltosos) é tombado pelo patrimônio histórico cultural da cidade de Valença do Piauí no estado do Piauí e trata-se também de um dos locais de devoção de populares, por essa razão, alunos da Unidade Escolar Maria Antonieta, estão fazendo manifestações, solicitando o retorno da (Cruz dos Revoltosos) ao local de origem.

Segundo o historiador, professor Antonio José a (Cruz dos Revoltosos) como é conhecida, não estar dentro de terreno de ninguém, muito menos de quem a removeu, a mesma fica na parte da Rua e tem que ser recolocada no seu devido lugar por ser um patrimônio histórico.

O historiador Professor Antonio José, está muito preocupado com o acontecido e com a nossa história de Valença do Piauí.

Veja abaixo o que ele diz.

“Aqui eu aproveito a oportunidade e o espaço deste veículo de comunicação, o portal de noticias valencaonline.com, para pedir carinhosamente aos valencianos, que não podemos deixar nossa memória histórica se acabar por interesses próprios.

O local onde fica a (Cruz dos Revoltosos), já foi visitado por Dona Maria Preste, segunda esposa de Luis Carlos Prestes por duas vezes,  é um marco onde ocorreu o confronto entre as tropas Chefiadas por Luis Carlos Prestes e as tropas do Governo Federal, chamadas legalistas, chefiadas pelo Cel João Nunes, este conflito é também mencionado no livro Cavaleiro da Esperança de Jorge Amado, mas hoje foi removida sem nenhum escrúpulo, destruindo assim nossa historia coletiva”.

“A passagem da Coluna Prestes por Valença do Piauí foi o único acontecimento da Historia Oficial do Brasil que Valença do Piauí foi palco, vamos nos unir e solicitar a quem tem poder de decisão, para que a (Cruz) volte para seu local de origem, alem do que, ela estar fora do terreno do proprietário que a removeu”, finalizou o professor, Antonio José.

Fotos e texto: Professor Antonio José

COMPARTILHAR

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui