Neste sábado (1º), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou, ocorrências em rodovias que cortam Valença do Piauí, envolvendo motoristas embriagados e transporte irregular de animais. As ações ocorreram durante fiscalizações de rotina e resultaram em prisões, autuações e apreensões.
O primeiro flagrante aconteceu por volta das 22h, no km 213 da BR-316, quando os policiais abordaram uma motocicleta conduzida sem capacete. Durante a fiscalização, o condutor realizou o teste de alcoolemia, que apontou 1,26 mg/L de álcool por litro de ar expelido, índice que configura crime de embriaguez ao volante.
Além disso, o homem não possuía habilitação para conduzir o veículo. Diante do comportamento agitado e risco à integridade da equipe, ele foi conduzido algemado à Delegacia de Polícia Civil de Valença, e a motocicleta foi recolhida ao pátio credenciado.
Mais cedo, por volta das 11h30, a PRF também atuou em outra ocorrência no km 207 da BR-316, ainda em Valença do Piauí, onde identificou o transporte irregular de três equinos. O condutor do caminhão não apresentou a Guia de Trânsito Animal (GTA) documento obrigatório para o deslocamento de animais entre municípios e estados.
O motorista informou que realizava o transporte entre Pernambuco e Piauí, mas não possuía a documentação exigida. A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (ADAPI) foi acionada, aplicou auto de infração e multa, e determinou o retorno imediato dos animais ao ponto de origem, conforme protocolos de defesa sanitária animal.
A conduta configura, em tese, crime previsto no Art. 268 do Código Penal, referente ao descumprimento de medida sanitária preventiva. Foi lavrado Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), e os envolvidos se comprometeram a comparecer ao Juizado Especial Criminal.
Além dos registros em Valença, a PRF também flagrou outro caso de embriaguez ao volante por volta das 21h40, no km 306 da BR-316, em Picos. O condutor de um carro apresentava odor de álcool, fala alterada e dificuldade de equilíbrio. O teste do bafômetro apontou 0,66 mg/L de álcool por litro de ar expelido, configurando crime.
O homem foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Picos, e o veículo foi recolhido por falta de condutor habilitado e licenciamento vencido.
Foto Reprodução da matéria / Credito do autor
Fonte / Matéria reproduzida do PortalV1














