O Tribunal Regional Eleitoral condenou, na sessão da manhã desta quinta-feira (31), o candidato a reeleição Antonio José Moraes Sousa Filho, o Zé Filho (PMDB), a pagar multa de R$ 252 mil. Zé Filho foi acusado de propaganda extemporânea e promoção pessoal.

A ação foi impetrada pelo Partido dos Trabalhadores. O objeto é uma peça publicitária institucional. Segundo a interpretação do Tribunal, a figura do candidato foi enaltecida.

O procurador regional eleitoral, Kelston Lages, afirmou que o VT institucional é um enaltecimento claro do candidato por conta das frases usadas pelo garoto propaganda, o cantor Chambinho do Acordeom.

“Essa frase o Piauí ‘É muito mais educação’ e ‘Em pouco tempo’ evidencia uma propaganda a seu favor. É um enaltecimento claro, onde está o caráter informativo, educativo? Ele quis dizer que: Finalmente o Piauí encontrou, eu sou o cara, eu sou o salvador”, disse Kelston.

A propaganda já foi retirada do ar. Durante o julgamento, o governo do Estado foi excluído da ação a pedido da procuradoria.

Por cinco votos a um, o pleno decidiu manter a multa. Votaram a favor os desembargadores José Vidal, José Gonzaga Carneiro, Joaquim Santana, Francisco Hélio Camelo e o relator Antonio Lopes. O voto contra partiu do juiz José Wilson.

Após a publicação do acórdão, os advogados de defesa do governador devem entrar com recurso junto ao Tribunal Superior Eleitoral.

trevota1

Emanoela Pinto do Cidade Verede

COMPARTILHAR

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui