A Capela de São Lazaro, fica ao lado do Cemitério São Benedito, em Valença do Piauí. Na referida capela, encontra-se o tumulo de Tertuliano Lima Neto, popularmente conhecido por TERTO.

O local é tombado pelo Patrimônio Histórico e Cultural do município e consta no rol dos locais de Devoção Popular no estado do Piauí, que neste ano de 2018 completam 70 anos do seu falecimento, cuja historia se imbrica com a Fe e encadeia no devocionário popular.

Terto tem sua Historia contada e lembrada por muitos valencianos pelo papel que desempenha em mediar graças junto a Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo, quando suplicado por seus fieis devotos.

 A pós sua morte a família foi expulsa de Valença do Piauí, em dezembro de1948, chegando a Teresina, foram morar no bairro Piçarra, cuja residência era de palha e foi vitima dos incêndios criminosos, dos quais, Teresina foi vitima no final dos anos 40 do século XX.

Vale ressaltar que, a partir do dia (19 a 27/11) acontece a reza do Terço. Participe! Já no dia 28 de novembro de 2018, ocorrerá a Celebração Religiosa.

Texto: Professor Antônio José Manbenga

COMPARTILHAR

Comentários no Facebook

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here