Faleceu neste domingo (10) de junho as 15h30min no conjunto habitacional Vale bairro Valencinha em Valença do Piauí a senhora Maximina Pereira da Silva com exatamente com 114 anos e  09 meses de idade e que se alimentava muito bem até 48 hora antes de morrer.

História de Maximina

Em 10 de setembro de 1903 na localidade por nome São Gonçalo de Soem, hoje cidade Araripina-PE, nasceu uma menina que recebeu o nome de Maximina Pereira da Silva, filha de Luisa Rodrigues da Silva e José Pereira de Sousa, trabalhadores rurais, Maximina era a mais nova de 10 irmãos e foi criada pela mãe e o irmão mais velho.

No ano de 1914 e 1915 segundo ela foi  a maior provação de sua vida, o nordeste brasileiro passava por uma das maiores secas da história, muitos inclusive sua família, para sobreviver se alimentavam de macambira e uma fruta nativa chamada de mucunã. Na década de 30 até a década de 50 ela andou a pé pelos estados do Pernambuco, Ceará, Maranhão a procura de vida melhor.

Foi no final da década de 50 que a dona Maximina iniciou sua história no município de Valença do Piauí, na propriedade Fazenda Velha do senhor Antonio Miguel de Sousa, onde morou, trabalhou e criou seus filhos, já na década de 70 foi morar com o senhor Abdon Portela Nunes, através do prefeito Francisco de Assis Alcântara, construiu no Conjunto Habitacional Vale Verde, sua casa própria no sistema de mutirão onde morou até hoje com sua neta-filha de nome Irla Maria.

Como sempre 10 de setembro é uma data muito especial para aquela família humilde e cheia de honestidade, foi comemorado no domingo (10/09) os 114 anos de idade da dona maximina, na oportunidade esteve presente o Diácono Rogério que fez a celebração do aniversário, além dos seus familiares, amigos mais próximo como o professor Eulino acompanhado do seu filho Marquinhos  e sua filha prfª Sandra, Gregório Araújo presidente da Associação Valenciana dos Aposentados  e Pensionistas (AVAP) e presidente do Portal de noticias valencaonline.com, sua esposa Eliane Pereira, Drª Maria dos Remédios e sua filha Drª Samira da Clínica Esfera e amigos.

Todos cantaram parabéns para a aniversariante que estava muito bonita e comeu bolo e bebeu refrigerante com os amigos,  como você pode ver nas fotos abaixo.

Uma Piauiense que viveu em Valença do Piauí, cidade distante 210 quilômetros ao sul de Teresina, pode ser sido  considerada a mulher mais idosa no Piauí ou atá mesmo no Brasil. Nascida em 1903, Maximina Pereira da Silva completária, no próximo dia 10 de setembro de 2018, 115 anos de idade.

Dona Maximina teve dez filhos (cinco estão vivos). A idosa tem 36 netos e 30 bisnetos. Dona Maximina sustentou sua família trabalhando a vida inteira na roça e nunca frequentou uma escola.

“A minha vó ficou viúva quando estava gestante do último filho. Ela trabalhou a vida toda na roça. Pisava milho e arroz para conseguir comprar palha e construir uma casa”, relembra a neta de Maximina, Irla Maria da Silva.

A família conta que Maximina nasceu em Araripina (PE) e veio para o Piauí há mais de 60 anos. Como não tinha documentação, Maximina só conseguiu se registrar em Pimenteiras (PI)  e foi naturalizada como piauiense.

Adora conversar

Chás, mingaus, sopas. Nada disso é preferência no cardápio de Maximina. No auge dos seus 114 anos, Maximina era boa de garfo e gosta de comer carne assada, arroz e feijão.

“Ela não dá trabalho para comer, mas só come o que ela chama de comida normal, que é o arroz, feijão, carne. É muito difícil ela comer sopa, mingau e chá. Reclama logo”, conta a neta-filha Irla.

É com a filha-neta Irla que Maximina morava em uma casa humilde localizada no Conjunto Habitacional Vale Verde no Bairro Valencinha em Valença do Piauí.

Vale ressaltar que o presidente portal de notícias valencaonline.com, Sr. Gregório de Araújo Sousa prometeu a família e já estava se preparando para realizar o aniversário dos 115 anos da dona Maximina a ser realizado no dia 10/09/2018.

Fotos do aniversário dos 114 anos

 

 

COMPARTILHAR

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui