O advogado valençano, Dr. Mauro Rubens Gonçalves Lima Verde, assumiu no último mês de janeiro de 2019, o cargo de Conselheiro Estadual Titular da Ordem dos Advogados do Brasil, Secção do Estado do Piauí.

Dr. Mauro Rubens é considerado o decano da advocacia com escritório estabelecido em Valença do Piauí-PI, onde milita há mais de 30 anos, em áreas diversas, tendo se notabilizado com brilhantes participações no Tribunal do Júri por todo Piauí e interior do Maranhão, com mais de 70 atuações.

Depois de ter contribuído para a criação e instalação da Subseção da OAB na região de Valença do Piauí-PI, Dr. Mauro Rubens a dirigiu por dois mandatos, sendo seu primeiro presidente. Esteve pela última vez à frente da referida Subseção como tesoureiro na administração do advogado José Itamar da Silva, que se encerrou no final de 2018.

Depois de concorrer ao cargo do Conselho Estadual da OAB pela chapa do Dr. Celso Barros, Dr. Mauro Rubens foi eleito e empossado para o triênio 2019/2021. O Conselho Seccional da OAB compõe-se de conselheiros em número proporcional ao de seus inscritos, segundo critérios estabelecidos no Regulamento Geral da instituição.

No caso do Piauí são 29 Conselheiros. Segundo o Dr. Mauro Rubens, “O papel do conselheiro da OAB é fiscalizar a aplicação da receita, apreciar o relatório anual e deliberar sobre o balanço e as contas de sua diretoria, das subseções e da Caixa de Assistência dos Advogados, além de julgar, em grau de recursos, as questões decididas por seu Presidente, por sua Diretoria, pelo Tribunal de Ética e Disciplina, pelas Diretorias das Subseções e da Caixa de Assistência dos Advogados. Também compete ao Conselho Seccional a edição do Regimento Interno e Resoluções, além de criação das Subseções e da Caixa de Assistência dos Advogados”.

Afirmou que aceitou, de imediato, o convite do Dr. Celso Barros, porque entende que “os advogados estão obrigados a prestar serviços à Ordem e aos colegas, não devendo declinar desta importante incumbência, salvo justo motivo.” Disse, ainda, que “o cargo de conselheiro ou de membro de diretoria do órgão da OAB é de exercício gratuito e obrigatório, considerado serviço público relevante, inclusive para fins de disponibilidade e aposentadoria”.

Finalizou afirmando que pela primeira vez um advogado de Valença do Piauí-PI ocupa um cargo de relevância na OAB estadual, e não medirá esforços para ajudar na administração da Drª. Martalene dos Anjos Silva, principalmente na luta por recursos para construção da sede própria da Subseção da OAB da região de Valença do Piauí-PI, por quem sempre manterá um carinho especial.

Fonte: v1 / Por Redação valencaonlin e.com

COMPARTILHAR

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui