O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) recebeu até a manhã da quarta-feira (21) um total de 867 denúncias de eleitores por meio do aplicativo Pardal. A ferramenta criada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) permite que os próprios eleitores denunciem irregularidades cometidas por candidatos durante as campanhas.

De acordo com o TRE, 49% das denúncias são referentes à propaganda eleitoral irregular, 12% por crimes eleitorais, 10% por uso da máquina pública, 7% por compra de votos, 3% por doações e gastos eleitorais e 19% outros tipos. As cidades com mais denúncias são Teresina, Caridade do Piauí e Luis Correia.

tre_pi

Para o desembargador Valério Chaves, a quantidade de denúncias revela que o eleitor está mais interessado em fiscalizar o processo eleitoral e contribuir com a Justiça.

“É uma demonstração de que realmente o eleitor está acompanhando a campanha eleitoral e está interessado em primar pela regularidade das eleições e evitar a corrupção”, falou.

Com o Pardal, o eleitor pode registrar atos ilícitos na campanha através de fotos ou imagens e mandar para o TRE. O órgão faz uma filtragem e caso a denúncia tenha embasamento, o caso pode ser investigado. Ao todo, mais de 10 mil candidatos disputam as eleições nos 224 municípios do Piauí.

Fonte: do G1 PI

COMPARTILHAR

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui