O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI) decidiu por unanimidade negar os embargos declaratórios e afastar do cargo o prefeito de Valença do Piauí, Walfredo Filho (PSB) e sua vice Paula Geane (PRB). Em junho do ano passado, ambos já tinham sido cassados, mas continuavam no cargo sob força de liminar. Com a decisão tomada pelo colegiado do TRE, assume interinamente a Prefeitura o presidente da Câmara Muncipal, Getúlio Gomes (PP).

De acordo com o advogado Edson Araújo, que atuou na acusação, Walfredo Filho e sua vice devem ser notificados da decisão e devem se afastar dos cargos até o final de semana. “Sabemos que esses processos são morosos, mas sempre conseguimos comprovar as irregularidades na campanha e isso foi fundamental para a decisão”, pontuou o advogado.

Walfredo Filho e Paula Geane foram condenados por omitir gastos na campanha eleitoral de 2012, tendo sua prestação de contas reprovadas. Entre as irregularidades cometidas estão gastos com a logística de campanha, incluindo combustíveis, utilização de equipamentos tecnológicos como data-show, pagamento de pesquisas e de apresentadores de encontros políticos sem a devida comprovação de receita e despesas.

Walfredo Filho ainda pode recorrer da decisão ao Tribunal Superior Eleitoral, mas vai aguardar fora do cargo. As novas eleições devem ocorrer num prazo de 45 dias. Os condenados também estão inelegíveis por oito anos. A vice-prefeita Paula Geane é esposa do ex- -deputado federal Marllos Sampaio (PSDB).

Procurados pelo ODIA para comentar a decisão, Walfredo Filho e Paula Geane não foram localizados por telefone.

1cp2f1-gp11425462556

Por: João Magalhães – Jornal O Dia

COMPARTILHAR

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui