O Ministério da Justiça deve determinar nos próximos dias intervenção federal em presídios do Piauí. A decisão foi tomada após reunião do governador Wellington Dias com o presidente Michel Temer; o senador Ciro Nogueira e o secretário de Justiça, Daniel Oliveira. O presidente autorizou ainda estudos para a construção de um presídio federal no Estado.

A ideia, segundo o senador Ciro Nogueira, é que homens da Polícia Federal e da Força Nacional auxiliem o aparato policial do Estado nos presídios e em investigações. Na última sexta-feira, uma rebelião na cidade de Esperantina piorou a situação do sistema carcerário do Estado.

“Agora há pouco estive em audiência com o Presidente Michel Temer, o governador Wellington Dias e o secretário estadual de Justiça, Daniel Carvalho, para tratar da crise do sistema prisional no nosso estado. Durante o encontro, pedimos apoio do Governo Federal por meio da Polícia Federal e da Força Nacional para fornecer suporte ao Piauí. O presidente Temer sinalizou positivamente e destacou que o Ministério da Justiça vai determinar um auxílio nas duas frentes solicitadas”, disse o senador Ciro através das redes sociais.

Segundo o secretário Daniel Oliveira, a PF vai auxiliar nas investigações de combate ao crime organizado que, segundo ele, está tentando desestabilizar o sistema prisional do Estado.

“Discutimos três frentes: a primeira é o combate ao crime organizado, que está buscando desestabilizar o sistema prisional do Piauí. A partir de hoje a Polícia Federal entra no caso para acompanhar junto com a Secretaria de Justiça todas as investigações que estamos fazendo”, disse o secretário ao Cidadeverde.com.

Para reforçar a segurança nos presídios, cerca de cem homens da Força Nacional devem chegar nos próximos dias. “A outra frente é atuação de cem novos homens da Força Nacional nos presídios no Estado. Vamos tratar com o ministro da Justiça ainda hoje a parte operacional e técnica para a chegada das tropas”, afirma Daniel.

Outro assunto que foi discutido na reunião é a construção de um presídio federal no Piauí. De acordo com o secretário, Michel Temer autorizou estudos para a realização da obra.

“O presidente autorizou estudo para iniciar um presídio federal no Piauí para abrigar justamente esses detentos que têm vinculação com o crime organizado e que estão buscando desestabilizar o sistema prisional”, finalizou Daniel.

Esperantina

Após a rebelião registrada na Penitenciária Luiz Gonzaga Rebelo, em Esperantina, o governador Wellington Dias decretou, ainda no sábado (7), situação de emergência no presídio. Durante a confusão, detentos do pavilhão C e D  quebraram paredes da unidade prisional e comprometeram a estrutura física da penitenciária.

Na rebelião, 75 presos fugiram. No domingo, mais dez também escaparam. Por conta da insegurança, postos de saúde e escolas não funcionaram nesta segunda-feira em Esperantina.


Fonte: cidadeverde.com / Hérlon Moraes

COMPARTILHAR

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui