O secretário da Educação, Alano Dourado, recebeu, na noite dessa terça-feira (29), toda a diretoria do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica Pública do Piauí (Sinte-PI). O encontro foi para tratar das principais reivindicações da categoria. Essa já é a terceira reunião com o objetivo de resolver as 10 reivindicações protocoladas pela classe na Secretaria Estadual de Educação e Cultura (Seduc).

O encontro que durou mais de 3 horas e foi até quase meia-noite desta terça-feira, tratou de reajuste Salarial, mudanças de classe, Plano de Carreira, férias e aposentadorias, além da contratação de novos professores e servidores administrativos. Todos os pontos foram debatidos e explanados um a um.

“Estamos aqui para resolver. Estamos todos do mesmo lado e vamos juntos fazer o possível para beneficiar e atender o maior número de reinvindicação possível”, afirmou o secretário da Educação, Alano Dourado. Segundo ele, a Educação é uma prioridade do governador Zé Filho, que já se mostrou sensível às causas dos servidores. “Vamos avançar ainda mais”, garante.

Entre os pontos mais discutidos ficou o Plano de Carreira do Magistério e o Reajuste Salarial. Durante a reunião ficou acertado que será formada uma comissão mista com representantes da Secretaria da Educação, Fazenda e Administração; além do Sindicato. “Vamos formar uma comissão para agilizar e, o mais rápido possível, poder dar boas notícias aos professores e servidores do Estado”, disse o secretário da Educação.

Seduc vai ofertar cursos de capacitação aos servidores da Educação

Uma outra novidade bem recebida pela categoria foi a oferta de cursos através de parcerias para capacitar e melhorar ainda mais a formação dos professores. Segundo o secretário, as conversas com organizações governamentais e não governamentais, além de institutos e estabelecimentos de ensino estão bem avançadas para oferecer capacitação e formação ao servidor da Rede Pública de Ensino.

“Precisamos melhorar a estrutura das escolas, implantar programas, mas precisamos, além disso, capacitar mais e melhor os nossos professores. Estamos estudando uma parceria, por exemplo, com a Escola Superior de Advocacia (ESA) para ofertar cursos presenciais ou semipresenciais através da mediação tecnológica. É preciso valorizar o servidor e capacitar ele ainda mais. E é isso que estamos trabalhando dia e noite para conseguir”, afirmou o secretário.

Para a diretoria do Sinte-PI, Odeni Silva, o encontro foi bastante proveitoso. “O atual secretário assumiu dizendo que a sua marca seria a valorização do professor, acreditamos nisso. Ele tomou a iniciativa e nos procurou e agora estamos ampliando o diálogo. Protocolamos as reivindicações da categoria e espero que elas sejam atendidas. Percebemos o empenho do secretário e estamos aqui para somar e melhorar a Educação”.

e054c97b8f_media

Marcos Prado – CCOM

COMPARTILHAR

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui