Lisandro Francisco Nogueira, filho de Francisco José Nogueira e de Maria Luiza de Castro e Silva, nasceu em Valença, a 05 de novembro de 1848.

Iniciou os seus estudos em sua terra natal; e, era estudante no Recife, em 1865, quando incorporou-se ao Batalhão dos Voluntários da Pátria, para lutar contra o Paraguai; e pocos meses após, recebeu o título de Alferes.

Aos 2 de maio de 1866 teve o seu batismo de fogo combatendo aos paraguaios. Na luta portou-se como um bravo, e por sua habilidade, foi nomeado Tenente, Instrutor do 14° Corpo de Voluntários e agraciado com a Ordem de Jesus Cristo. Em abril de 1867, foi nomeado Secrétario de sua Tropa; e, em Julho, era Capitão, participou das batalhas de Tuiuti, Humaitá, Lomas valentina e Campo Grande.

Foi condecorado com as medalhas de “Honra ao Mérito Militar” e “Hábito de Rosa”. Vitorioso, dispensado do Serviço Militar, regressou do Exército Imperial.

Em Valença, ainda no Império, foi Promotor Público e Membro do Conselho Municipal.

Com o advento da República, foi constituinte em 1891, chefe do Partido Conservador, Comandante da Polícia Militar, diretor das Obras Públicas e Juiz do Tribunal de Contas, do qual foi também, seu Presidente.

Faleceu em Teresina, a 13 de Março de 1909.

26873358-640x480-1

Autor da história: Alcides Martins Nunes

Redação: Grégorio Araújo

COMPARTILHAR

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui