Suicídio é um evento que demanda a compreensão de uma complexa gama de fatores predisponente e precipitantes  e dos sinais de alerta. É, portanto multifatorial. O elevado número de suicídios no Brasil é alarmante e coloca entre os dez Países com as taxas mais elevada de morte auto-infringida.

Uns dos tópicos prioritários da organização mundial da saúde (WHO) é a prevenção do comportamento suicida, já que 90% dos suicídios poderiam ser evitados se houvesse um trabalho preventivo.

foto-paois-setembro-amarelo

“Setembro Amarelo” é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, com, o objetivo direto de alerta a população e respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção.

Ocorre no mês de setembro desde 2014, por meio da identificação de locais públicos e particulares com a cor amarelo e ampla divulgação de informações. Partindo disso a secretária municipal de saúde de Valença do Piauí, Ielva Melão e demais parceiros, têm a honra de convidar toda população para se fazer presente em duas palestras que acontecerão nos dias 27/09/2016, às 0800hs no auditório da Unidade Escolar Oto Martins Veloso.

No dia 28/09/2016, às 08:00hs na quadra poliesportiva do Vale verde no Bairro Valencinha, nas quais serão abordados, Por psiquiatras e psicólogos, temas com o objetivo de despertar no grande publico o senso de urgência em relação as pessoas que tanto sofrem.

“As vezes tem um suicida na sua frente e você não vê” foi o que escreveu num pedaço de papel o motoboy que se atirou dias atrás do 17º andar do Fórum Trabalhista de São Paulo. Ele levou junto o filho de 04 anos para perplexidade da família e dos amigos.

O trágico bilhete resume uma questão incômoda. Quem experimenta um sofrimento profundo, daqueles difíceis de suportar, não sabe por vezes como lidar com tanta dor. Em boa parte dos casos se recolhe, omite a opressão que vai no peito e inicia uma jornada solitária que parece sem volta.

img-20160916-wa0058

COMPARTILHAR

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui