Diante das tradicionais festas que marcam o mês de junho, a procura por artigos que compõem as festas juninas aquece o comércio varejista, que lucra com a venda de diversos itens, desde adereços até fogos de artifícios.

Em 2014, além das comemorações tradicionais do mês, o Brasil vive um momento histórico que é a realização do maior torneio futebolístico do planeta em seu território, a Copa do Mundo. Com isso, a procura por esses artefatos cresceu nas últimas semanas.

A venda indiscriminada destes produtos gera uma preocupação por parte das autoridades, e, pensando nisso, a Secretaria da Segurança Pública do Estado, por meio da Gerência de Armas e Munições, resolveu intensificar as fiscalizações sobre a venda e o armazenamento dos fogos no comércio em todo o Estado.

O delegado João Paulo, gerente do setor de Armas e Munições da Secretaria, explica que neste ano a fiscalização está sendo feita não por um grupo específico de policiais, mas que cabe a cada Unidade Policial realizar a inspeção nesses locais. “Essa foi a forma que encontramos para que a fiscalização seja feita em todo o território praticamente ao mesmo tempo, pois disponibilizar apenas uma equipe para realizar esta tarefa levaria bastante tempo e a inspeção seria falha”, explica.

O Corpo de Bombeiros também tem trabalhado nessas inspeções, porém o trabalho desta equipe fica direcionado à fiscalização das edificações, ou seja, dos setores que abrigam os locais de venda dos fogos. “Todo ponto comercial precisa de um alvará do Corpo de Bombeiros atestando a fiscalização do local. O que nós estamos dando ênfase é verificar se os locais que vendem os fogos estão com o alvará em dia. Essa medida ajuda bastante, pois os locais em que seguem todos os critérios de segurança, dificilmente passarão por alguma situação de risco”, afirma o tenente coronel Costa.

Vale ressaltar que os cuidados com o manuseio desse tipo de material devem ser redobrados, a má utilização pode causar danos irreversíveis à saúde.

Confira algumas instruções que devem ser seguidas à risca:

– Somente adquira fogos de artifícios em locais devidamente autorizados para comercialização dos respectivos produtos
– Acompanhe e oriente seu filho no momento de utilização do artefato, bem como nas proximidades de fogueiras
– Leia atentamente o rótulo de segurança e data de validade dos artefatos no momento da compra e durante sua utilização
– Mantenha caixas de fósforos e/ou isqueiros em locais fora do alcance das crianças
– Nunca solte fogos em ambientes fechados, e quando o fizer em ambientes abertos, atente para sua segurança e de outros
– Para a queima de rojões utilize um suporte adequado e o mantenha fora do alinhamento do seu corpo, bem como sua projeção inclinada para uma área segura
– Cuidado com o efeito retardado. Os fogos podem falhar temporariamente; se isso ocorrer considere o artefato ativo
– Não acenda bombas na mão, utilize uma base segura e o acenda com segurança
– Utilize luvas para soltar busca-pés e espadas
– Não coloque o artefato em bolsos
– Muito cuidado também com as fogueiras e jamais realimente o fogo com álcool, ou jogue objetos na fogueira
– Em caso de queimaduras, procure aliviar a dor imergindo a parte afetada em água potável e se necessário procure imediatamente auxílio médico

Foto:Regis Falcão

1d4b6ac31f_media

COMPARTILHAR

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui