Questionada sobre as articulações em torno da eleição da mesa diretora da Assembleia Legislativa, a governadora em exercício, Regina Sousa, reafirmou nessa segunda-feira (21) que o executivo deve permanecer neutro no processo. Ela ressaltou que os deputados devem ter autonomia para escolher o novo presidente da casa.

“O governo repete todo dia que é uma questão da Assembleia e das bancadas, então, não precisa o governo interferir. Lá só tem gente esclarecida. É um colégio eleitoral muito pequeno. Eles vão decidir mesmo no dia 30 ou 31”, pontou Regina.

A disputa pela presidência da Assembleia Legislativa tem sido marcada por trocas de farpas entre membros da base aliada do governo. De um lado, deputados que defendem o nome de Hélio Isaías(PP) cobram uma manifestação de apoio direta da parte do governador, já os que defendem a recondução de Themistocles Filho (MDB) à presidência continuam cobrando neutralidade da parte do executivo.

Comissão se reúne e define regras da eleição da mesa diretora

Uma reunião realizada na tarde dessa segunda-feira (21) definiu as regras da eleição da mesa diretora da Assembleia, marcada para o próximo dia 01 de fevereiro. Estiveram presentes no encontro os parlamentares que fazem parte da comissão representativa que atua no recesso legislativo, composta pelos deputados: João Madison (MDB), Evaldo Gomes (PTC), Fernando Monteiro (PRTB), Severo Eulálio (MDB), Dr. Pessoa (SDD), Flora Izabel (PT), Marden Menezes (PSDB) e Flávio Nogueira Júnior (PDT).

Os deputados decidiram que as regras aplicadas na eleição do próximo dia 01 vão ser, basicamente, as mesmas dos pleitos anteriores, incluindo o voto secreto e em cédulas. As inscrições das chapas acontecem nos dias 28, 29 e 30 de Janeiro, já a eleição acontece na abertura dos trabalhos da nova legislatura, dia 01 de fevereiro.

Os dois pré-candidatos à presidência da Assembleia Legislativa do Piauí, Themístocles Filho (MDB) e Hélio Isaías (PP), também participaram da reunião. A comissão deve voltar a se reunir na próxima semana, para homologar os pedidos de registro de candidaturas das chapas.

Por: Portalodia.com por Natanael Sousa

COMPARTILHAR

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui