Regina Sousa critica autofinanciamento de campanha

“O autofinanciamento de campanha é uma aberração. Se for mantido, teremos um novo Congresso formado por homens brancos, ricos, submissos ao capital estrangeiro, especulativo, industrial e ao agronegócio”, prevê a senadora Regina Sousa (PT-PI). De acordo com o texto, relatado pelo ministro Luiz Fux, o candidato poderá usar recursos próprios em sua campanha até o limite de gastos estabelecido para o cargo ao qual concorre. A regra se aplica até mesmo para candidatos à Presidência da República. Para a senadora, a nova regra não passa de uma brecha legal para que candidatos com mais recursos levem vantagem ou, até, para que sejam patrocinados “por debaixo dos panos”.

Firmino articula chapa para Câmara Federal

Pelos menos cinco vereadores e um suplente da base aliada ao prefeito Firmino Filho serão candidatos a deputado federal. Joaninha (PSDB), Gustavo de Carvalho (Patriotas) e o suplente Renato Berger, que deve trocar o PSL pelo PTdoB, estão praticamente confirmados. A estratégia do prefeito é formar um bloco suprapartidário com forte influência na capital para conquistar uma vaga na Câmara Federal. O movimento já está sendo chamado “chapinha do Palácio da Cidade”.

Silas confirma apoio a Wellington Dias

Para Fernando Monteiro, chapinhas ajudam Wellington Dias

O deputado estadual é presidente do PRTB e articula chapa proporcional com PPS, PHS, PMN e outras pequenas siglas. O esforço é assegurar vagas na Assembleia Legislativa e tentar eleger um deputado federal. Mas emplacar chapinha na base governista não está fácil. Os grandes partidos resistem. “A nossa chapa incorpora novas forças à base governista”, afirma Fernando Monteiro ao citar o caso do PPS, partido que tem sido adversário do PT no Estado. Para o deputado, os partidos que contestam as chapas com pequenos partidos estão esquecendo do principal na campanha eleitoral deste ano: a reeleição do governador Wellington Dias. Essa pendência política na base governista vai longe.

Após intensa movimentação pelos municípios piauienses durante o carnaval, o deputado estadual Luciano Nunes (PSDB) retomou  as atividades na Assembleia Legislativa do Piauí apresentando requerimento solicitando à direção do Departamento Estadual de Estradas de Rodagens do Piauí (DER-PI) a execução de Operação Tapa Buracos, para recuperar o trecho da PI-110 entre os municípios de Batalha e Piracuruca, na região Norte do Estado. O parlamentar tucano apresentou  também projeto de Decreto Legislativo que propõe título de cidadania piauiense ao arcebispo de Teresina, Dom Jacinto Furtado de Brito Sobrinho, que nasceu na cidade de Bacabal, no Maranhão.

O presidente da Assembleia Legislativa foi homenageado com a comenda Amigo do Exército na solenidade que comemorou o centenário do 25º Batalhão de Caçadores. “Para o Piauí e para o Brasil é muito importante atuação do Exército. E aqui no Piauí o 25º BC ajuda muitos municípios com problemas de seca e estradas. Themítocles Filho recebeu a homenagem do coronel Nixon Frota.

Direito eleitoral

Fonte: cidadeverde.com por Elivaldo Barbosa / Tempo Real

 

COMPARTILHAR

Comentários no Facebook

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here