Depois de quatro dias de intensa atividade no município de Lagoa do Sítio (PI), terminou, neste domingo, 23/09, mais uma edição do PERES – Projeto de Extensão Rural “Educação em Saúde”, do Centro Universitário Santo Agostinho em parceria com a com a Prefeitura Municipal de Lagoa do Sítio (prefeito Antônio Ditoso) através da secretaria municipal de saúde (sec. Luzinete Alves), e em parceria com as secretarias de assistência social ( sec. Márcia Cristina), Educação (sec. Maria Onete).

O projeto foi coordenado pelos professores Disraeli Rocha, do curso de Enfermagem, e Kacio Santos, do curso de Educação Física, o projeto visa contribuir para o desenvolvimento social de populações de municípios localizados no interior do Piauí, estimulando a participação cidadã como estratégia de mudança e autonomia.

Este ano, um grupo de 14 extensionistas passou três dias em Lagoa do Sítio, promovendo acesso atividades de informação, prevenção e promoção à saúde, além de ações voltadas para a educação, a cultura e às noções de cidadania. “Foram ações simultâneas: Memórias de Angico, com adultos e idosos. Uma oficina de Fitagem de cabelo, com as meninas, e Roda de conversa: com os meninos de Angico”, explicou Sayuri Sato, jornalista e estudante de Nutrição no UNIFSA. Ela explica que Angico é um bairro com características de uma comunidade quilombola em Lagoa do Sítio. Durante essa ação em Angico, teve, também, a Capoterapia, terapia alternativa desenvolvida para pessoas sem hábito de prática de atividade física ou esportiva.

No segundo dia no município, os extensionistas desenvolveram atividades educativas nas escolas professor José Francisco, Presidente Medici, e Mariano Rabelo. Foram desenvolvidas atividades no Creas, com agentes comunitários de saúde, assistentes sociais e enfermeiros, além de uma roda de conversa com Conselheiros de Saúde, psicólogos, polícia militar e assistentes sociais. ”À noite fomos convidados a participar de uma sessão à Câmara Municipal, onde lemos um manifesto em homenagem a Adão Sá, assassinado este mês naquela cidade”, disse Sayuri Sato.

No terceiro e último dia do Projeto Peres 2018, os voluntários se dividiram em grupos, cada um responsável por uma ação. Teve oficina gastronômica, roda de conversa com mulheres e homens na comunidade Sambito, capoeira, visita à comunidade Sítio São Domingos e noite cultural.

No último dia, domingo, às 8h30 o Projeto Peres esteve no Mercado Público de Lagoa do Sítio, com um protesto/homenagem a Adão Sá, que ilustra a camiseta do projeto na edição 2018. Entre as atividades realizadas: Capoeira com Cleyton Silva,

Intervenção Artística “Adão Vive”, com os performers Kacio Santos, Carlos Veras e Daniel Brito, do Núcleo de Dança do UNIFSA, além de uma oficina de pintura em stencil, com a professora Hamanda Soares.

Esta 11º Edição de PERES foi recebida através do “Projeto Saúde Viva na Comunidade” da Secretaria Municipal de Saúde de Lagoa do Sítio-PI que objetiva promoção de ações de saúde nas comunidades.

“Agradecemos o apoio do prefeito Antônio Ditoso, da vice prefeita Vanessa Reis, do Sr.Antônio Reis que acolheu os estudantes em sua residência, às secretárias de assistência social, Márcia Cristina e de educação Maria Onete, a enfermeira Tânia Beatriz e a secretaria Irene Reis pelo empenho”, enfatizou a secretária de saúde Luzinete Alves.

Confira o cronograma realizado;

QUINTA 20/09
17:00 CHEGADA
20:00 NOITE DE AÇÃO VOLTADA PARA A CULTURA DO BAIRRO ANGICOGRUPO 01: RODA DE CONVERSA: MEMÓRIA DO ANGICO (PRAÇA DA IGREJA DO ANGICO)

GRUPO 02: OFICINA DE FITAGEM DE CABELO COM MENINAS DO BAIRRO ANGICO

GRUPO 03: RODA DE CONVERSA COM MENINOS DO BAIRRO ANGICO

 

 

SEXTA 21/09
09:00 GRUPO 01/02/03/04 – OFICINA COM ALUNOS– U.E PROF. JOSÉ FRANCISCOFORMAÇÃO DE 04 GRUPOS DE ALUNOS – Ação “Diversidade” na Escola (IST’s / DINÂMICAS SOCIAIS “Corpo, raça, gênero, classe” / Adolescência e descobertas”/ Capoterapia para crianças “Terapia do abraço, socialização e integração”).

 

09:00 GRUPO 05 – ENCONTRO COM PROFESSORES – U.E PROF. JOSÉ FRANCISCO – O corpo/educação em contextos de gênero raça e classe.
09:00 GRUPO 06 – ESCOVAÇÃO E DINÂMICAS – U.E. PRESIDENTE MÉDICE
10:00 GRUPO 06 – OFICINA COM PROFISSIONAIS DA SAÚDE – CREAS
 15:00  OFICINA COM GRUPO DE JOVENS DA IGREJA ASSEMBLÉIA DE DEUS.
15:00 GRUPO 01 – RODA DE CONVERSA “VIOLÊNCIA DOMÉSTICA” COM CONSELHO TUTELAR / CRAS / CREAS
15:00 GRUPO 02 – ESCOVAÇÃO E DINÂMICAS – PRÉ-ESCOLA BENEDITA REIS
16:00 GRUPO 03 – AULA INTERATIVA COM INTERCAMBISTA DO EQUADOR – U.E. MARIANO RABÊLO
17:00 GRUPO 04 – CAPOTERAPIA PARA IDOSOS ( QUADRA DO SÍTIO SANTO ANTÔNIO)
19:00 GRUPO 02/04 – CAPOTERAPIA INTERATIVA – U.E. MARIANO RABÊLO
19:00 GRUPO 01 – CÂMARA DE VEREADORES – “Adão Vive”

 

SÁBADO 22/09
09:00 GRUPO 01: OFICINA DE GASTRONOMIA– (PETI)
09:30 GRUPO 02: RODA DE CONVERSA COM MULHERES “VIOLÊNCIA DOMÉSTICA/ SAÚDE DA MULHER” NA LOCALIDADE ANDRÉ GOMES.
GRUPO 03: RODA DE CONVERSA COM HOMENS – “VIOLÊNCIA DOMÉSTICA / SAÚDE DO HOMEM” NA LOCALIDADE BACAMARTE.
13:00 ALMOÇO NA OFICINA DE GASTRONOMIA – PETI
15:00 AULÃO DE CAPOEIRA – PETI

 

DOMINGO 23/09
09:00 INTERVENÇÃO ARTISTICA – ADÃO VIVE – FEIRA MUNICIPALAULA DE PINTURA ISTENCIL COM CRIANÇAS – FEIRA MUNICIPAL
12:00 RETORNO À TERESINA

Confira fotos

 

 

 

 

 

 

Fonte: Faculdade Santo Agostinho

Fotos: Alderi Sousa

COMPARTILHAR

Comentários no Facebook

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here