O 7º Fórum Nacional Extraordinário da Undime, realizado no período de 14 a 17 de junho, em Recife capital do Pernambuco, contou com delegações de todos os estados brasileiros mais o Distrito Federal. A Delegação Piauiense contou com 52 Dirigentes Municipais de Educação, dentre os quais, a profª. Maria Onete Secretária Municipal de Educação de Lagoa do Sítio/PI e o Prof. Kássio Gomes, Secretário de Educação de Valença do Piauí.

O Ministro da Educação, Rossiele Soares, participou da abertura do evento representando o Presidente Michel Temer e na oportunidade anunciou novos recursos para o custeio da alimentação escolar com investimentos na ordem de R$ 320 milhões. “Havia muita reclamação dos municípios sobre pessoas que não tinham sido inseridas no censo escolar corretamente”, disse. “Usamos a base correta e estamos inserindo os alunos que estão em escolas em tempo integral e que vão receber a merenda escolar. Outro anuncio é que já começamos o programa para gestão da educação municipal, uma demanda da Undime para a qual já temos quase 11 mil pessoas inscritas. O sistema está aberto e quero convidar todos vocês a fazerem o curso” ressaltou o Ministro.

Para o Presidente da Undime, Aléssio Costa Lima, Dirigente Municipal de Educação de Alto Santo (CE), “nenhum evento consegue reunir tantas pessoas em prol de um único objetivo: defender a educação pública municipal. Sabemos que fazer um evento dessa envergadura não é fácil, mas é muito gratificante quando olhamos e percebemos aqui 1.500 pessoas que representam a diversidade e a pluralidade do nosso Brasil. Para nós é uma satisfação receber cada um de vocês, que representam os 5.568 municípios brasileiros.”.

Kássio Gomes, Dirigente Municipal de Educação de Valença do Piauí, ocupa atualmente, o cargo de Conselheiro Nacional de Representantes (CNR) na Diretoria da Undime, Seccional Piauí, com assento na Diretoria Nacional do mesmo órgão. Ele ressaltou a importância do FNEx: “é um evento de grande magnitude, que integra todo o Brasil. A Undime é a maior instituição em defesa da educação no país e tem papel decisivo nas principais decisões em prol da educação nos municípios”.

Além da vasta programação com palestrantes de renomes no cenário nacional e internacional, a Undime possibilitou aos convidados visitas a salas de atendimento governamental, a exemplo de FNDE; Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep); secretarias de Articulação com os Sistemas de Ensino (Sase), de Educação Básica (SEB) e de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi), vinculadas ao Ministério da Educação; Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Ministério da Saúde, além de parceiros institucionais própria da Undime.

“Aproveitamos para trocar experiências e principalmente colher informações a junto aos órgãos não governamentais a respeito da educação especial, PAR, educação conectada, censo escolar, entre outros” comentaram o Prof. Kássio Gomes e a profª. Maria Onete.

Fonte:  Prof. Kássio Gomes

       

             

COMPARTILHAR

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui