sisusite2

O Ministério da Educação (MEC) divulgou, na madrugada desta terça-feira (7), as primeiras parciais das notas de corte dos cursos disponíveis pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As notas de corte variam diariamente, de acordo com a procura, e, segundo o site do Sisu, a próxima parcial será divulgada a partir das 2h desta quarta-feira (8).

Essa nota, que representa o resultado mínimo que o candidato precisa ter obtido no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para ser aprovado naquele curso, segundo o número total de inscritos e o de vagas oferecidas, serve como referência para ajudar a monitorar a inscrição, mas não garante a vaga escolhida. O Sisu é um sistema dinâmico, por isso os estudantes podem mudar a inscrição quantas vezes quiserem até o prazo final. O que valerá, porém, será a última inscrição.

Para ver em que nível está a nota de corte atual, o candidato precisa selecionar uma cidade e, em seguida, escolher o curso que deseja consultar. Ao clicar no nome do curso, a nota aparece.

Site do Sisu mostra as primeiras notas de corte dos cursos (Foto: Reprodução)
Site do Sisu mostra as primeiras notas de corte dos cursos (Foto: Reprodução)

Na segunda-feira, o MEC anunciou que, em cerca de 20 horas, a edição do primeiro semestre de 2014 do Sisu recebeu as inscrições de 1.158.561 candidatos. Os estudantes concorrem a mais de 171 mil vagas em 4.732 cursos superiores de 115 instituições do país. A marca de um milhão de inscritos foi ultrapassada às 18h30 de segunda.

O prazo de inscrição foi aberto pouco depois da meia-noite de domingo (5) e vai até as 23h59 (de Brasília) desta sexta-feira (10). Os mais de 5 milhões de candidatos que fizeram o Enem em 2013 poderão concorrer a uma das vagas em cursos superiores oferecidas por universidades federais, estaduais e institutos federais.

De acordo com um balanço do MEC fechado às 18h30 de segunda-feira, Minas Gerais era o estado com o maior número de inscritos (150.405) no Sisu, seguido pelo Rio de Janeiro, com 121.162 candidatos; São Paulo, com 82.253; Ceará, com 76.179; e Bahia, com 69.246 interessados. Veja o infográfico com as vagas do Sisu.

As notas do Enem 2013 foram divulgadas na noite de sexta-feira (3). Desde então, e até o fim da manhã de segunda-feira, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação da prova, o sistema de resultados do Enem recebeu 4.978.449 acessos. O número total de pessoas que fizeram o exame nos dias 26 e 27 de outubro passou de 5,1 milhões, de acordo com o Inep.

Segundo o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, foram feitas mais de 830 mil inscrições até as 11h desta segunda, uma vez que cada candidato pode se inscrever em até dois cursos.

De acordo com o MEC, o número oficial de vagas disponíveis pelo Sisu em 2014 é de 171.401. Anteriormente, oG1 havia feito um cálculo com base nos dados do site sisu.mec.gov.br e chegado ao número de 171.756 vagas disponíveis – o que acabou ficando um pouco acima do oficial, divulgado na segunda-feira.

“A principal novidade é que tivemos uma grande expansão de cursos”, disse Mercadante. “Estamos com mais de 4,7 mil cursos ofertados, quase mil cursos a mais do que tínhamos no ano passado, porque mais universidades estão aderindo ao Sisu e ao Enem. Portanto, os alunos têm mais opções. Nós tínhamos em 2010 campus apenas em 180 cidades, e hoje são mais de 400 municípios que estão oferecendo cursos para os estudantes. Então, eles têm muito mais cursos, mais opções de vagas, e isso democratiza o acesso”.

G1

COMPARTILHAR

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui