O nível do Rio Longá baixou em média de meio metro durante as últimas 24 h, mas o índice ainda está em 8,7 metros e a situação preocupa a população de Buriti dos Lopes, Norte do Piauí. Mais de 20 famílias tiveram que deixar suas casas após o rio transbordar.

A população reclama da falta de assistência tanto da prefeitura, quanto do Governo do Estado. “Quando eu sai da minha casa já estava tudo alagado e ninguém para vir socorrer, saber como a gente estava. Nenhuma autoridade veio até agora”, lamentou a dona de casa Francisca Maria.

Casas ficam debaixo d'água em Buriti dos Lopes — Foto: Reprodução/TV Clube

Casas ficam debaixo d’água em Buriti dos Lopes — Foto: Reprodução/TV Clube

Na comunidade Barra do Longá, zona rural de Buriti dos Lopes, há aproximadamente 4 mil habitantes e o local está quase todo inundado. Nas imagens, é possível observar que o nível da água está tão alto que quase cobre os telhados das residências.

O Rio Longá percorre vários municípios no Norte do estado e quando transborda causa várias transtornos em localidades como CaxingóCaraúbas do PiauíMurici dos PortelasEsperantina, entre outras. Moradores antigos disseram que o fenômeno não acontece há 10 anos.

Famílias deixam casas após inundação — Foto: Reprodução/TV Clube
Famílias deixam casas após inundação — Foto: Reprodução/TV Clube

Por medidas de segurança, a Cepisa fez o desligamento de parte da energia elétrica da comunidade para evitar que haja problemas maiores. A equipe de reportagem entrou em contato com o prefeito da cidade, Buriti do Lopes, mas o gestor informou que não iria se manifestar.

Fonte: G1 PI
COMPARTILHAR

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here