No sábado (18) de agosto a Secretaria municipal de Saúde da cidade de Lagoa do Sítio com o apoio da Prefeitura Municipal realizou o dia “D” vacinação contra o sarampo e a poliomielite que teve inicio as 8:00h e se entendeu até as 17:00h, para as crianças na faixa etária de 01 ano aos menores de 05 anos idade.

Foram disponibilizados três pontos para ser feita a vacinação, nas UBAS Dr. Lindomar Barbosa e na Parteira Delfina Ferraz e no auditório da Prefeitura Municipal.

Em entrevista ao portal Lagoa online, a secretária Luzinete frisa quem deve ser vacinado.

  • Contra a poliomielite: crianças de 1 até 5 anos independentemente de quantas doses já tomou. Em casos de nenhuma dose, será aplicada a Vacina Inativada Poliomielite. Em caso de uma ou mais doses, será aplicada a Vacina Oral Poliomielite, a famosa “gotinha”.
  • Contra o sarampo: crianças de 1 até 5 anos independentemente de quantas doses já tomou.
  • Não devem ser vacinadas:crianças de 1 até 5 anos que tenham sido vacinadas nos últimos 30 dias.

Luzinete frisa ainda que, “até o dia 31 de agosto as crianças devem ser levadas a uma unidade de saúde, mesmo as que já tenham sido vacinadas anteriormente. A imunização é importante para evitar o retorno da poliomielite (paralisia infantil) e surtos de sarampo, doença que pode comprometer o sistema imunológico, provocar infecções respiratórias, otites, doenças diarréias, neurológicas, entre outras”, finaliza a secretária.

Fazer a cobertura vacinal em toda a cidade é a garantia que a doença não vai aparecer. É de suma importância que os pais ou responsáveis levem as crianças aos postos de saúde. Do mesmo modo que manter as demais vacinas em dia, disse o prefeito Antônio Ditoso, que destacou ainda que o município adotasse diversas estratégias para atingir o público alvo, a ampla divulgação foi uma delas.

         

Fonte e fotos: Lagoaonline

COMPARTILHAR

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui