Desde a última quinta-feira ( 24), já estão valendo as novas regras para o financiamento de imóvel usado. A Caixa Econômica Federal ampliou o limite de crédito possibilitando financiar até 70% do valor do imóvel para trabalhadores da iniciativa privada e 80% para servidores públicos. Com as novas normas, que valem para contratos que usam os recursos do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE), o candidato a um financiamento de imóvel usado terá que arcar com uma entrada menor no momento da aquisição.

e6840d85-fb9a-4030-a0e2-c3548a944d6a

Pelas novas regras, os financiamentos com recursos da poupança terão uma elevação do limite do valor total financiado de 50% para 70% do valor do imóvel no Sistema Financeiro de Habitação (SFH), e de 40% para 60% para imóveis no Sistema Financeiro Imobiliário (SFI), pelo Sistema de Amortização Constante (SAC). A ampliação do limite de financiamento de imóveis usados ocasiona otimismo para o setor imobiliário com expectativas para aumento nas vendas de casas e apartamentos.

Outra novidade anunciada pela Caixa é a retomada de operações de financiamento do segundo imóvel com as mesmas condições de juros e de prazos estabelecidas no primeiro contrato. Para o corretor de imóveis e presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-PI), Nogueira Neto, quem está interessado em adquirir a casa própria em 2016 deve analisar as diversas possibilidades que o mercado oferece para a aquisição do imóvel. “As novas regras da CEF favorece quem está na busca do tão sonhado imóvel por conta das melhores condições de financiamento com taxas de juros menores”, disse.

Ele aponta que o planejamento financeiro será o diferencial para a aquisição desse bem tão sonhado em meio ao cenário atual pelo qual o país passa. Nogueira Neto aconselha que antes de realizar qualquer compra é importante avaliar a situação financeira da família. “Antes de iniciar as negociações você deve ter uma ideia de qual valor terá disponível para assumir as dívidas. Verifique se as prestações do imóvel é compatível com a sua realidade financeira naquele momento, e uma perspectiva de como estará daqui há alguns anos”, enfatiza Nogueira Neto.

Fonte:meio norte

 
COMPARTILHAR

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui