A segunda etapa de vacinação está marcada para julho (Foto:Kalberto Rodrigues/PK)
A segunda etapa de vacinação está marcada para julho (Foto:Kalberto Rodrigues/PK)

O lançamento da primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa de 2014 está marcado para acontecer na nesta quarta-feira (8), na Fazenda Cícero, no Km 15 da PI 130, e contará com a presença do governador Wilson Martins.

O Piauí é considerado hoje uma área livre de febre aftosa com vacinação, os ganhos socioeconômicos refletem na comercialização do gado piauiense para qualquer parte do país, os criadores negociam melhores preços e a população passa a ter maior segurança em relação ao consumo.

O diretor-geral da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi), José Antônio, explica que a meta é vacinar mais de um milhão de cabeças de gado nas mais de 75 mil propriedades de todo o Estado e ressalta que até maio deste ano o Piauí receberá certificação internacional de área livre da doença, o que proporcionará para o criador a exportação de seu rebanho para outros países, com a certificação de uma carne segura para o consumo. “A vacina é a segurança de não termos a doença no nosso gado e este fator nos traz inúmeros benefícios, principalmente em relação à venda do gado”, pontua o diretor.

O prazo para o criador comprar a vacina vai até o dia 31 deste mês, e até o dia 15 de fevereiro o proprietário deve certificar a vacina em seu rebanho em um dos 200 escritórios da Adapi espalhados por todo o território piauiense. A próxima etapa de vacinação contra febre aftosa está prevista para julho de 2014.

COMPARTILHAR

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui