A Força Estadual da Saúde, que leva especialistas para as cidades do interior do Piauí em uma espécie de mutirão, garante atendimentos cirúrgicos aos pacientes conforme a demanda apresentada na região. Criado em agosto de 2013 com esse propósito, o programa estadual realizou 177 atendimentos, só nos primeiros meses de atuação.

“O grande problema, hoje, no interior, é a falta de assistência onde não existem especialistas. Assim, a Força Estadual da Saúde analisa as demandas para atuação em cima delas. Se a principal necessidade avaliada em visita prévia for à área ortopédica, como foi em Esperantina, mandaremos especialistas para realizar esse tipo de cirurgia, e, assim, faremos em todo o Piauí”, realça o superintendente de Assistência à Saúde, Pedro Leopoldino.

A primeira cidade a receber a Força foi Floriano. No município, a equipe realizou cerca de 130 cirurgias em crianças. Pedro Leopoldino ressalta que esse tipo de procedimento infantil não é realizado fora da Capital e, nesse caso, só foi possível porque a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) levou os profissionais e os materiais para os atendimentos.

“Muito antes de a equipe de especialistas se dirigir ao município para a realização das cirurgias, realizamos visitas para verificar as condições do hospital e preparar o local para que as práticas sejam desenvolvidas com sucesso. Além disso, vemos também o número de pacientes e o tipo de procedimento necessário”, esclarece Pedro Leopoldino.

O reforço médico será intensificado neste ano em todas as regiões do Estado. No último mês de janeiro, a Sesapi visitou os municípios de Bom Jesus e Corrente e já preparam as condições para a atuação da Força Estadual de Saúde. Conforme o superintendente, também estão programadas visitas a Piripiri, Piracuruca e Parnaíba para posterior atuação do programa.

Força Estadual da Saúde realizou 47 cirurgias ortopédicas em Esperantina (Foto:Márcio Sales)
Força Estadual da Saúde realizou 47 cirurgias ortopédicas em Esperantina (Foto:Márcio Sales)

Mayara Ferreira – CCOM

COMPARTILHAR

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui