Quem passou pela Avenida Dom Severino neste sábado (02) se deparou com uma diversidade de cores e foliões animados na concentração do bloco Capote da Madrugada, que há 16 anos, celebra o tradicional carnaval de rua de Recife em Teresina. Com uma expectativa de público de 120 mil pessoas, este ano o bloco contou com três trios elétricos e a banda de frevo, que embalou a alegria dos foliões. O espaço congregou uma diversidade de público: os de fantasia inusitada, famílias, grupos de amigos e os ambulantes, que aproveitam a oportunidade para conseguir uma renda extra com a venda de bebidas.

Oportunidade de vendas foi o que trouxe para o Capote da Madrugada um grupo de formandos em Enfermagem de uma faculdade particular de Teresina. Eles encontraram no bloco a possibilidade de conseguir dinheiro para custear a festa de formatura. “A empresa que ia fazer nossa festa decretou falência, então a gente está tentando juntar dinheiro vendendo água aqui. No Corso a gente também vendeu. A gente aproveita pra conseguir o dinheiro e ainda curte a folia”, diz a estudante Bianca Oliveira.

Fotos: Elias Fontinele/O Dia

Curtir a folia já virou tradição de família para Andreia Mamede. Teresinense, ela diz que costuma participar dos bloquinhos de carnaval de Teresina há alguns anos e nesta edição de 2019 trouxe a filha Sophie, de um ano e três meses para conhecer a festa. “Esse ano vamos pegar de leve, uma foliazinha tranquila, só mais para ela curtir um pouquinho. Minha intenção é que ela aproveite bastante”, disse Andreia, que também aguardava o marido e a irmã se juntarem a ela para seguirem o Capote.

E como não podia deixar de ser, a criatividade falou alto no meio da folia. Fantasias se super-heróis estão entre as mais usadas pelos foliões, mas há quem prefira os vilões, como é o caso do artista plástico Wellington Sampaio, que foi para a avenida vestido de Majn-Boo, personagem antagônico do mangá Dragon Ball. Ele conta que foi ele mesmo que confeccionou a fantasia. “É um desenho que eu gosto e achei legal a ideia de vir com essa fantasia. É meio quente pro calor de Teresina, mas é confortável”, disse.

Organização

Em conversa com a reportagem de O Dia, Laudimar Lacet, um dos fundadores do Capote da Madrugada, reiterou que em 2019 o bloco se consagra como o “filho do Galo da Madrugada de Recife”, que é o maior bloco carnavalesco da América Latina. “A energia se renova a cada ano. Essa animação é que a gente não quer deixar morrer e graças a Deus conseguimos transformar o Capote em uma tradição em Teresina. A cada edição nos buscamos fazer melhor e agora não é diferente”, declarou Laudimar.

O Capote da Madrugada foi o primeiro bloco a ser visitado pelo Rei e Rainha do Carnaval de Teresina 2019. Anatasha Rodrigues e Celso Abué animaram os foliões acompanhados da banda de frevo. “Somos a alegria de Teresina, estamos agitando os foliões e a animação está batendo nos 100%”, disse Celso.

A rainha Anatasha deu dicas para os foliões sobre como manter o pique para os quatro dias de festa: “uma alimentação adequada, se hidratar bastante, porque o calor de Teresina exige isso, e manter sempre a disposição e sair rodando e distribuindo alegria para todo mundo”, explicou.

Fonte: Portalodia por Maria Clara Estrêla

COMPARTILHAR

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui