A cidade de Valença do Piauí, guarda no seu acervo histórico cultural muitas referências que compõem o patrimônio material e imaterial. Em se tratando de manifestações religiosas o calendário pontua uma cronologia que vai de janeiro a dezembro. No momento as atenções se voltam para tradicional festa do divino realizado na cidade desde o final do século XIX, mesmo tendo suas origens europeias, aqui se aclimatou e virou tradição.

A cada ano a festa do Divino ganha mais devotos, cada família participa e contribui para a festa.

Desde que chegou a Valença o casal que conduz a festa, recebe um titulo, dentro da hierarquia da nobreza, conforme os costumes da realeza portuguesa. Neste ano de 2018, os Imperadores são Lindomar dos Anjos Amâncio e Lucília Dantas Marreiros, ambos membros do confraria do Divino Espirito Santo, que tem como condestável o Dr. José Igreja.

Para Festa acontecer, a comunidade católica de Valença se empenha e vai a luta, embora para que tudo ocorra a contexto, os Imperadores se reúnem com o Padre responsável pela paróquias de Nossa Senhora do Ó; a condestável da Confraria e com o própria comunidade católica e distribuem as tarefas conforme os Dons do Divino Espirito Santo e como são Sete e são 9 noites o novenário, cada ano é escolhido um dos frutos, para que cada noite tenha um tema.

No período que antecede a Festa do Divino, os 50 dias pós o Domingo de Páscoa é realizada o pré-festejo, cada grupo trabalha como quer e pode, pois cada um tem um casal de criança que concorreu ao título Príncipe e Princesa da festa do Divino.

A grande apoteose ocorre o dia da Festa através do cortejo Imperial do Divino, que sai de um ponto estratégico da cidade até a Igreja Matriz Nossa Senhora do Ó; neste ano será no Bairro Vale Verde as 17h30min até a frente da Igreja Nossa Senhora do Ó; ocasionado pelo reconstrução da Igreja.

As ruas são decoradas para passagem do Cortejo do Divino Espirito Santo.

A Rua Capitão Cineas Veloso, se transforma em via Teiunfalle, cujo cenário dar um ar de nobreza conforme o tema da Festa. Em 2018, os Imperadores estão trabalhando o tema:

NO ESPIRITO SANTO A MISSÃO DO LEIGO ENRIQUECE A IGREJA

Para que tudo ocorra dentro dos parâmetros estabelecidos, Igreja, Imperadores, Confraria e grupos organizados mantem uma parceria com a Prefeitura Municipal, na pessoa da Gestora, Sra. Ceiça Dias e Secretaria Municipal de Cultural, na pessoa da gestora Andreiany Martins, no sentido de fornecer infraestrutura para melhor atender os devotos e turistas que veem para o Festejo religioso.

A prefeitura municipal, através da Secretaria de Obras, montará um sistema de iluminação nas ruas por onde o cortejo vai passar e também na Via Triunfalle e local da missa, para que tudo saia perfeito, uma vez que estes espaços vão precisar de uma boa iluminação, também, a Secretaria de Obras ficará a limpeza das ruas, haverá também disponibilizado pela prefeitura, banheiros químicos e serviços de limpeza, conforme os padrões da vigilância sanitária.

A secretaria de saúde, devido o grande numero de pessoas, montará nas imediações um stande para atendimento de primeiros socorros e uma ambulância para transporte caso seja necessário para o hospital.

A Prefeita Ceiça Dias, não mediu esforços para atender as solicitações provenientes dos imperadores e Padre Klebert e demais organizadores da Festa, uma vez que a festa do Divino em Valença do Piauí, se projeta como uma das maiores do Estado do Piauí.

A Prefeita Ceiça Dias, sensível que é com a causa da cultura, disponibilizará através da Secretaria de Cultural os funcionários Luan Fernandes, Tadeu Marques, Carlos Anderson (Bob), Luzia Maria, para trabalharem junto a organização na confecção de peças, adornos endereços, faixas, banners, Letras, uma vez que artesão que são, terão uma grande oportunidade de por em pratica o repertorio artístico que cada um possui, cujo trabalho ultrapassa as fronteiras da cidade.

Outra preocupação da Prefeita Ceiça Dias, é com o transito, mas já autorizou o Gestor do Terminal Rodoviário Sr. Neto Dede e a Secretária Regina Mateus, para junto a organização geral do evento traçarem um mapa indicativo para mudança de rota do transito.

Para que tudo ocorra bem, a Prefeita Ceiça Dias, sob a proteção do Divino Espirito Santo e baseando no versículo bíblico que diz:

“Tudo posso naquele que me fortalece”, a Festa do Divino, terá todo apoio da prefeitura municipal, uma vez que faz parte do nosso calendário de manifestação Cultural de nossa cidade, elencada pela Secretaria de Cultura e Turismo, também, dando um apoio logístico para Festa do Divino, o Vereador Leilivan Martins, que além de membro do Legislativo, é um grande produtor Cultural, dai sua sensibilidade em estar também colaborando com a Festa do Divino.

Segue a programação, conforme convite Oficial dos Imperadores Lindomar Amâncio e Lucília Marreiros.

PROGRAMAÇÃO

DIA 11/05 -Sexta-feira.

DOM DA SABEDORIA.

Príncipe: Dante Raphael Santos Oliveira.

Princesa: Nicoly Santana Carneiro.

Coordenadores: Louro, Aurimar, Eustásio, Etevalda, Ferreira, Gorete.

DIA 12/05- Sábado.

DOM DO ENTENDIMENTO.

Príncipe: Horácio Gertúlio Moreira Fernandes.

Princesa: Camila da Silva Lopes Moreira.

Coordenadores: Doralice, Dolores, Vera Bomfim, Lindalva, Ceiça Dias, Ivanilde e Vieira.

DIA 13/05- Domingo.

DOM DO CONSELHO.

Príncipe: Pedro Henrique Barbosa Araújo.

Princesa: Lara Geovanna da Silva Cunha.

Coordenadores: Dr. Carlos, Lígia, Ana Cunha, Jonas, Aylane, Nádia, Samela.

DIA 14/05- Segunda-feira

DOM DA FORTALEZA

Príncipe: João Dantas Arraes Ximenes

Princesa: Bárbara Dantas Arraes Ximenes

Coordenadores: Amparo Coelho, D. Belinha, Jacinta e Sônia Cortez.

DIA 15/05 – Terça-feira.

DOM DA CIÊNCIA.

Príncipe: Luís de Santana Martins Neto.

Princesa: Kindelly Maria de Negreiros Freitas.

Coordenadores: Leilivan Martins, Fátima Caetano e Iolanda Costa.

DIA 16/05 – Quarta-feira.

DOM DA PIEDADE.

Príncipe: Gustavo Walace Poti.

Princesa: Anna Sophia Alve leal.

Coordenadores: Joào Lucas, Marize, Dalva L. Verde, Itamar e Ivete.

DIA 17/05 – Quinta-feira.

DOM DO TEMOR DE DEUS.

Príncipe: Havylla Rayak Ferreira Silva.

Princesa: Maria Eduarda Oliveira Prudêncio.

Coordenadores: Dula, Rosário, D. Doquinha.

DIA 18/05 – Sexta-feira.

FRUTO: PACIÊNCIA

Príncipe: Paulo Bruno Alves dos Santos.

Princesa: Ana Maysa Torres de Santana.

Coordenadores: Nair, Irene, Dona, Maria Luisa e D. Miriam.

DIA 19/05 – Sábado.

FRUTO: PAZ.

Príncipe: Antônio Gabriel pereira Roberto de Carvalho.

Princesa: Suzana Soares dos Santos.

Coordenadores: Raimunda Araújo, Kindô, Mundiça, Tia Lita, Marenha.

DIA 20/05 – Domingo

MISSA DE PENTECOSTES.

LOCAL: Patamar da Igreja Matriz deNossa Senhora do O e Conceição.

HORÁRIO: 18:30hs.

A partir das 17:30h – Cortejo saindo do Bairro Vale Verde, em frente à Creche Mãe Maria até à Igreja Matriz de Nossa Senhora Do ó e Conceição.

Texto: Professor Antônio José e Leilivan Martins.

Fonte: valencanews.com.br

COMPARTILHAR

Comentários no Facebook

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here