Aconteceu na última quinta-feira (02), a I Reunião do Vale do Sambito com os Secretários de Educação que compõem a diretoria executiva da UNDIME-PI, da região do Vale do Sambito. O objetivo da reunião foi traçar políticas públicas e estratégias de inclusão de municípios do Vale do Sambito na UNDIME – PI.

Na ocasião houve a apresentação do coordenador regional da UNDIME – “União Nacional dos Dirigentes Municipais em Educação” do Estado do Piauí, no Vale do Sambito, o secretário de Educação de Inhuma, Marcos Antônio. A Undime do Vale do Sambito atualmente é composta pelo Secretário de Educação de Inhuma, Marcos Antônio, pela professora Netinha (Lagoa do Sitio), Eliane Morais (Francinópolis), Ana Cleide (Pimenteiras) e o secretário de Educação de Valença, Kássio Gomes.

A União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) é uma associação civil sem fins lucrativos, fundada em 1986 e com sede em Brasília. Tem por finalidade a missão articular, mobilizar e integrar os dirigentes municipais de educação para construir e defender a educação pública com qualidade social.

Seus princípios são: democracia que garanta a unidade de ação institucional; afirmação da diversidade e do pluralismo; gestão democrática com base na construção de consensos; ações pautadas pela ética com transparência, legalidade e impessoalidade; autonomia frente aos governos, partidos políticos, credos e a outras instituições; visão sistêmica na organização da educação fortalecendo o regime de colaboração entre os entes federados.

Estiveram presentes: a coordenadora do Departamento de Ensino, professora Cícera Eroneide dos Anjos Holanda, a coordenadora do Ensino Fundamental I, Tellry Ferreira Rufino da Silva e representantes das outras cidades: Maria Onete de Lagoa do Sítio, Eliane Morais de Francinópolis, Kássio Gomes de Valença do Piauí, Ana Cleide de Pimenteiras e o Defensor Público de Valença do Piauí, Dr. Alexandre Noleto e o representante da Editora Melhoramentos, Taylor.

Na oportunidade o defensor público estadual da Comarca de Valença do Piauí e da Comarca de Água Branca, Dr. Alexandre Nolêto falou sobre a importância da entidade para educação e que a UNDIME é um dos órgãos responsáveis e relevantes pela Educação não apenas no Estado, mas a nível Nacional.

“Os secretários municipais de Educação detêm de um potencial de formação de opinião e transformação na educação dos jovens. A Undime tem tudo para fazer um trabalho que dê resultado positivo. É um órgão de suma importância para o melhor desenvolvimento da Educação”, destaca. Nolêto teceu elogios aos componentes da Undime do Vale do Sambito por conta da preocupação e desenvoltura que possuem.

Para a secretária de educação de Francinópolis, Eliane Morais a reunião foi bastante positiva pelo comprometimento demonstrado pelos gestores. De acordo com a mesma, a ideia é discutir alternativas viáveis para fomentar ainda mais a educação na região valenciana.

União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação

Fonte:Portav1

COMPARTILHAR

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here