Durante a cerimônia realizada na manhã desta terça-feira (18), em Teresina, a presidente Dilma Rousseff, entregou 5 motoniveladoras e 35 pás carregadeiras para 40 municípios piauienses, beneficiando uma população rural de mais de 190 mil habitantes. Na ocasião os prefeitos cobraram mais apoio do Governo Federal, principalmente no que tange a manutenção desses equipamentos e de ações mais eficazes contra a seca e a crise financeira.

Com a entrega de hoje o Piauí já recebeu um total de 932 máquinas, beneficiando 222 municípios com até 50 mil habitantes. A presidente ainda assinou ordem de serviço para instalação de 29 mil cisternas do Programa Água Para Todos no Piauí. Com investimento de R$ 150 milhões, as cisternas devem beneficiar 29 mil famílias e suprir a demanda de água por até seis meses nos períodos de estiagem. No Piauí, já foram instaladas mais de 17 mil cisternas em 155 municípios.

“Essas medidas são muito importantes e com certeza ajudam na resolução de alguns dos nossos problemas”, explica o prefeito de São João do Piauí, Gil Carlos.

Já para o prefeito de Curimatá, Reidan Kleber, muito mais tem que ser feito pelos municípios que sentem diretamente os efeitos da seca e das desonerações fiscais promovidas pelo governo. “Somos cobrados todos os dias pelos cidadãos que querem, com todo o direito, saúde e educação melhores, socorro aos problemas do campo e muitas outras necessidades que ficam impossibilitadas de serem resolvidas com os poucos recursos que temos”, relata.

O presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Arinaldo Leal, o prefeito de Teresina, Firmino Filho, e o prefeito de São Francisco do Piauí, Dr. Francisco, levaram até a presidente as solicitações municipalistas que clama por uma solução urgente.

“Queremos agradecer a presidente pelos equipamentos doados e pelas medidas emergenciais de combate a seca já realizadas e outras anunciadas, mas queremos também pedir que os municípios piauienses sejam vistos com bons olhos, que recebamos mais apoio para que possamos cumprir com nossas responsabilidades que só crescem, como também que sejamos compensações das desonerações fiscais que derrubaram nossas receitas”, cobrou o presidente da APPM, Arinaldo Leal, que entregou um documento a presidente com as principais solicitações dos municípios.

Metrô de Teresina

A presidenta Dilma Rousseff anunciou nesta terça-feira (18) investimento de R$ 611 milhões em obras de mobilidade urbana para o Piauí. Os recursos serão utilizados em Teresina para implantar a Linha Sudeste do Veículo Leve sobre Trilho, o VLT, com 13,6 km, ligando a estação Alberto Silva à estação terminal Itararé; e para construir 30,3 km de corredores de ônibus, além de 3 viadutos e a segunda ponte na Avenida Poti.

“Posso dizer que nunca o governo federal colocou tanto dinheiro para mobilidade urbana, ou seja, transporte coletivo de massa aqui no Piauí. Me orgulho disso porque essa é uma obra que vai beneficiar na veia as pessoas. Não é uma obra que seja de pequeno interesse, ela tem o mérito de garantir que todos os moradores de Teresina sejam contemplados”.

Estradas

Dilma também anunciou a inclusão no PAC2 das obras de pavimentação do trecho da BR-235, que vai de Bom Jesus à divisa com a Bahia. Com isto, em breve, toda a BR-235 em território piauiense estará pavimentada. O novo trecho da BR-235 já tem licenciamento ambiental válido e a empresa selecionada para executar a obra.

Segundo a presidenta, com os recursos garantidos pelo PAC, a obra poderá começar imediatamente e ficará pronta até 2016. Dilma lembrou que a pavimentação da BR-235 em todo o Piauí vai fortalecer o corredor estratégico que atravessa uma das maiores fronteiras agrícolas do Brasil, interligando o sul do Piauí com o Norte da Bahia, passando ainda por Pernambuco e chegando até Sergipe.

dilma

Hélder Rocha – APPM

COMPARTILHAR

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui