O potó, um inseto semelhante a uma formiga, está causando transtornos para a população de Teresina, no Piauí. O dermatologista Thales Bastos, confirmou a suspeita de infestação de potós e disse que recebe pelos menos um caso por dia em seu consultório. Segundo o dermatologista, os Potós são comuns nas regiões Norte e Nordeste do país. Principalmente, porque a população de insetos se multiplica após o período chuvoso das regiões, nos meses de maio e junho. “Depois das chuvas o inseto multiplica-se e consequentemente uma infestação é desencadeada” afirmou à reportagem.

Potós (Foto: Núcleo de Proteção Ambiental)

A QUEIMADURA DO POTÓ

O médico relatou ao OitoMeia que em contraponto ao senso comum os Potós não urinam nas pessoas. “Na verdade, o que provoca a queimadura na pele é a hemolinfa, um fluido que tem as mesmas funções que o sangue dos vertebrados.” corrigiu Thales. Dessa forma, quando o potó é esmagado, libera essa substância caustica que provoca as queimaduras na pele.

As queimaduras geralmente acorrem durante à noite, quando as vítimas do pequeno predador estão dormindo. “A maioria dos ferimentos ocorre durante a noite, pois as pessoas dormem com o pescoço e rosto descobertos” completou o médico.

Os principais sintomas após a queimadura são vermelhidão, mucosa, ardor e bolhas.

REPRODUÇÃO E PREVENÇÃO

Thales Bastos também registrou que o pequeno animal dá preferência a percorrer por lugares quentes do corpo humano. A luz branca também atrai o inseto e é o local de reprodução ideal para o bicho.

Assim, uma medida para evitar o surgimento de Potós em casa, é trocar a luz branca pela luz amarela. Outra medida preventiva é o uso de repelentes. “As pessoas podem aplicar repelente na pele para evitar serem incomodadas pelo inseto ou até mesmo optar por repelente para ambientes fechados, daqueles que podem ser conectados na tomada”

CUIDADOS COM A QUEIMADURA

O dermatologista criticou o uso de medicamentos caseiros. “O uso de substâncias como pasta de dente e álcool apenas irritam mais ainda a pele”. Thales disse ao OitoMeia que é importante procurar um dermatologista por conta das queimaduras. “O ideal é fazer uso de remédios recomendados por profissionais de saúde como água boricada, cremes hidratantes e anti-inflamatórios”

De acordo com ele, se não tratada corretamente a queimadura de Potó pode resultar em uma infecção secundária. Nesse caso, a pessoa deve consultar um médico e realizar o tratamento indicado.

Fonte: Oitomeia / Paula Sampaio

COMPARTILHAR

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui