As chuvas que ocorreram da noite da última quarta para a madrugada de quinta-feira (02) banharam toda a região do Vale do Sambito e acabaram trazendo umas das maiores enchentes ocorridas nos últimos anos no rio Sambito.
As chuvas, além de molharem bem as lavouras, com a enchente do rio, acabaram represando a água na barragem que corta o mesmo na altura da comunidade Malhada da Areia, próxima ao povoado Barra do Manu.
A barragem que ali se encontra é um projeto que foi implantado no início dos anos 2000. À época, houve muita polêmica em torno da construção da mesma, haja vista que, devido um problemas na execução da obra, a mesma acabou se rompendo nas primeiras enchentes, ficando conhecida como “barragem Sonrisal”.
No entanto, o então prefeito acabou restabelecendo a obra, e hoje, a mesma reserva um bom volume de água.
Devido a escassez de chuvas nos últimos anos, há muito tempo a barragem não havia “sangrado”, mas na chuva da madrugada de quinta, ela transbordou.
Essa barragem poderia ser um incentivo para as pessoas das comunidades daquela região. No entanto, falta da parte do poder público o incentivo necessário para o desenvolvimento de atividades agrícolas sustentáveis, proporcionando assim, maiores oportunidades ao povo daquelas comunidades.
0
              Água transbordando na barragem com a enchente (Foto: Antônia Alves)  
Fonte:Mestiçonews por José Maurício
COMPARTILHAR

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui