Vila Bandeirantes, zona Leste de Teresina. Foi de lá, da comunidade na periferia da capital piauiense, que surgiu o time de handebol que conquistaria o mundo. O Caic Professor Balduíno Barbosa de Deus, nome da escola pública estadual onde os atletas estudam, conquistou o vice-campeonato ao representar o Brasil no Mundial Escolar de Handebol, realizado na Turquia. Agora, os meninos do Piauí são a segunda melhor equipe na modalidade escolar do planeta.

Após a disputa na final contra a Alemanha, na última sexta-feira (27), que marcou a conquista do segundo lugar no campeonato, o técnico Giuliano Ramos e seu time desembarcaram em Teresina na madrugada deste domingo (29). Nesta manhã, eles foram recebidos com festa no prédio da escola, onde amigos, familiares e torcedores da equipe prestigiaram e parabenizaram o desempenho dos garotos no mundial. Com cartazes, faixas e gritos de “É campeão”, o Caic sente que foi um segundo lugar com sabor de primeiro.

fe6e8808d9_media

“A oitava colocação em 2012 foi algo inesperado, pois não tínhamos noção de como era disputar um mundial. Essa experiência nos ajudou, junto com o apoio do nosso técnico, a focar mais e buscar melhores resultados. Nós mostramos o que sabemos fazer e, graças a Deus, conseguimos o segundo lugar no mundial”, afirmou Euzébio Henrique, de 17 anos, que se destacou como um dos melhores jogadores da competição.

Ao todo, 14 atletas e a comissão técnica estiveram em Trabzon, na Turquia, disputando o campeonato. Lá, eles mostraram a força e a garra do handebol piauiense, passando em todas as fases até chegar à grande final. O Caic venceu equipes da Eslováquia, Sérvia, Húngria, o time B da Turquia e a Dinamarca. Eles perderam para o time A dos donos da casa na primeira fase e para a Alemanha na final, garantindo a segunda colocação.

Edméia Paixão, diretora da 20ª Gerência Regional de Educação (GRE), a qual a escola dos atletas é jurisdicionada, marcou presença na recepção e falou do orgulho de acompanhar o desempenho dos garotos na sala de aula e nas quadras. “É uma felicidade imensa acompanhar esses meninos. Esta é uma conquista inédita para o Piauí e para o Brasil. Eles não são campeões só nas quadras, eles também melhoram seus resultados e o comportamento dentro da escola”, destacou.

f3cfa5e131_media

Exemplo
O time de handebol do Caic Balduíno tem mostrado que os alunos da rede pública podem alcançar grandes resultados e ser orgulho para todo o Piauí. Entre os títulos mais importantes da equipe estão: tri-campeão da Copa Nordeste de Seleções Cadete Masculino; medalha de ouro nas Olimpíadas Escolares Masculino; tri-campeão da Copa Nordeste Juvenil Masculino; 1º lugar no Campeonato Brasileiro Escolar; 3º lugar do Campeonato Brasileiro de Clubes Juvenil; 8º lugar no Campeonato Mundial Escolar de Handebol; duas vezes: vice-campeão do Campeonato Brasileiro de Clubes Cadete Masculino, e, agora, o segundo lugar no Mundial Escolar.

“É um resultado inédito, um sonho conquistado. É muito difícil descrever essa sensação. Enfrentamos as maiores escolas de handebol do planeta e batemos em muitas delas, jogando de igual para igual. Pra nós, essa conquista não nos coloca como vices e, sim, como campeões”, frisou, emocionado, o técnico Giuliano Ramos.

A equipe não para. Agora, eles já pensam nos Jogos Escolares da Juventude e nos do Nordeste, que acontecerão em Teresina.

Dona Raimunda Lopes, mãe do goleiro Valdir Filho, contou que se sente orgulhosa do desempenho do filho, por conseguir conciliar o esporte com os estudos. “Desde que o meu filho entrou na equipe, ele estuda e passa de ano direto. Eles têm muita disciplina para tudo. Horário certo para cada coisa. Eu, como mãe, fico muito orgulhosa de ver meu filho no caminho certo e alcançando grandes conquistas”, concluiu Raimunda.

Na próxima segunda-feira (30), às 11h, os garotos serão recebidos pelo secretário de Estado da Educação e Cultura, Alano Dourado. Lá, eles receberão uma premiação e homenagem do gestor pelo ótimo desempenho ao representar o Piauí e o Brasil no Mundial Escolar de handebol.

0836fa379f_media

Com informações de Renan Soares/CCOM

COMPARTILHAR

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui