Os produtores de mel na região de Simplício Mendes, na região Sul do Piauí, estão animados com período chuvoso e acreditam que terão uma boa safra em 2015. Eles estimam que vão produzir cerca de 400  toneladas de mel, será a maior colheita dos últimos quatro anos. Todo o produto será exportado para os Estados Unidos.

Com esta produção, o Piauí torna-se o terceiro maior produtor do Brasil e o estado poderia está melhor no ranking senão fosse os atravessadores. Elísio Barbosa , presidente da Cooperativa Mista dos Apicultores (Comap), afirma nem toda produção de mel que sai do Piauí é vendida como produção local.

“Só vamos mudar esta realidade quando os apicultores se conscientizarem dar importante de trabalhamos juntos através de cooperativa. Assim, a produção saíra em nome da instituição e logo a exportação saíra no nome do Piauí e não de  outro estado”, disse o presidente.

O Piauí ganharia bem mais se o mel levado pelos atravessadores fosse distribuído pela cooperativa em Simplício Mendes. O local foi inspecionado recentemente pela empresa norte-americana que compra o produto. Foi atestada a qualidade de primeiro mundo para o mel que passava por vários testes até fica pronto para a exportação.

O coordenador de produção da Comap, Fábio Gomes, explica que mel que sai da cooperativa é de qualidade e nunca teve problema no mercado. Na Zona rural de Bela Vista do Piauí, localizada na vregião de Simplício Mendes, quem tirava o sustento através da lavoura  mudou de vida por conta da apicultura.

Wilson Reis é apicultor e lembra-se do tempo que trabalhava na lavoura. “Como o inverno era fraco, nós passamos por muitas dificuldades e por isso mudamos para a apicultura. Mesmo assim ainda sofremos com a falta de chuva, contudo dar para sustentar à família”, contou.
Mil pessoas se dedicam a criação de abelhas do tipo europeia, também conhecida como  italiana, quando a florada é boa cada colmeia  pode produzir até 100 quilos de mel em um ano.

FAVO-DE-MEL

Fonte: G1-PI

COMPARTILHAR

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui