A cidade de Valença do Piauí, localizada a 210 km de Teresina capital do estado, localizada no Território do Vale do Sambito, faz parte da Mesorregião Centro Norte Piauiense, possui um acervo histórico cultural bastante eclético formado pelo patrimônio material e imaterial o que lhe dá o direito de constar no rol das cidades piauienses que integram o grupo do Turismo cultural. Tudo isso tem se tornado referência para visitação.

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo através da Gestora Andreyane Martins e sua equipe de trabalho têm desenvolvido um bom trabalho tanto no que se refere ao acervo Histórico Cultural como também as referencias turísticas tanto da zona urbana como zona rural.

O acervo musecológico da Secretaria de Cultura é bastante diversificado e de muito significado para memória histórica da cidade o que tem despertado a visitação de pessoas não so de Valença, como de outras cidades piauienses ou mesmo pessoas oriundas de outros estados da Federação Brasileira.

Ontem dia 13 de novembro, a visitação  ao acervo musecológico da Secretaria de Cultura, ficou por conta de alunos do 3º Ano do Curso de Administração do IFPI Campus de Angical/PI, cidade localizada no Médio Parnaíba Piauiense.

O grupo estava acompanhado da Profª Azenate Alves Rodrigues Damaceno, que era a Coordenadora do Projeto da Visita Técnica a Valença e das Professoras, Ana Paula e Janaina.

A recepção aos visitantes foi feita pela Secretária de Cultura e Turismo, Andreyane Martins, que desejou boas vindas e se colocou à disposição para eventuais perguntas.

Os alunos visitantes, mostraram interesse em conhecer as peças a maioria pela excentricidade e outras pela representatividade que possuem na memória histórica da cidade, ocorreram diversas perguntas pertinentes as referencias que estavam vendo e/ou ouvindo pelos guias locais, isso demonstra o grau de maturidade e compromisso que os alunos  do Curso de Administração do IFPI Campus de Angical/PI, têm com a aquisição de conhecimento e também com as referencias sobre a História do Piauí e Valença como uma das seis primeiras vilas do Piauí, melhor ainda.

No final, todos assinaram o livro de visitação da Secretaria de Cultura, onde funciona o Acervo Museológico da cidade, sob os agradecimentos da Secretária Andeyane Martins, que formulou convite para conhecerem outros atrativos históricos culturais que formam nosso patrimônio material e imaterial na certeza de que o conhecimento de um povo se torna mais importante quando é repassado não só para os habitantes da cidade e sim, para pessoas oriundas de outras cidades e regiões circunvizinhas, porque mesmo assim “ninguém é uma ilha”.

Fonte/Fotos:SECOM/PMVP

COMPARTILHAR

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui