Depois de quatro décadas dedicadas à Polícia Militar do Piauí, o capitão Antônio Carlos Negreiros aguarda apenas a conclusão dos trâmites administrativos para oficializar seu desligamento da corporação. Ele vive o processo de reserva remunerada, etapa que antecede a aposentadoria definitiva.
O anúncio da aposentadoria foi feito por seu irmão, o também militar sargento Sérgio Negreiros, atual comandante do Grupamento da Polícia Militar (GPM) de Aroazes. Em uma publicação nas redes sociais, Sérgio destacou o exemplo e a trajetória do irmão, exaltando sua contribuição à instituição e à família.
“Pela sua vida dedicada ao serviço, que honra a todos nós. Deixou sua marca, sua história e um legado de coragem e integridade. Que esta nova fase da sua vida seja repleta de paz, felicidade e descanso merecido”, afirmou o 3º sargento Sérgio Negreiros.
Além da longa carreira militar, o capitão Negreiros também é lembrado pela atuação no esporte valenciano. Durante os anos 1990 e 2000, ele defendeu o tradicional time do Combatente, atuando como lateral, enquanto o irmão Sérgio jogava como goleiro. Naquela época, o futebol de Valença vivia um de seus períodos mais vibrantes, com equipes como Combatente, Crovapi e Sevapi protagonizando grandes disputas.
Nesta segunda-feira (6), durante a parada matinal do 23º Batalhão da Polícia Militar, foi lida a Nota de Afastamento de Policial Militar, oficializando o desligamento do capitão. O ato contou com a presença de familiares, amigos e colegas de farda.
O subcomandante do 23º BPM de Valença, major Santos, destacou as qualidades que marcaram a trajetória do oficial:
“Ele pautou sua carreira policial militar com alta demonstração de integridade, companheirismo, discrição, postura e compostura PM, excelente apresentação pessoal, caráter ilibado e, acima de tudo, como policial militar altamente disciplinado, não tendo sido registrada em seus assentamentos quaisquer punição disciplinar”, disse o major.
O oficial destacou e agradeceu os relevantes serviços prestados pelo capitão Negreiros:
“O Comando do Batalhão agradece ao Capitão Negreiros pelos relevantes serviços prestados ao 23° BPM e à PM-PI, desejando votos de saúde e paz em sua nova jornada na reserva remunerada da Polícia Militar do Piauí.”
Em conversa com o Portal V1, o capitão Negreiros fez um balanço da trajetória e lembrou com destaque sua passagem pela Delegacia de Valença, um dos períodos mais desafiadores da carreira.
“Respondi pelo comando do GPM das seguintes cidades: Pimenteiras, Novo Oriente, Francinópolis, Inhuma e Aroazes, as duas últimas apenas como Comandante de GPM. Respondi também pelo expediente da Delegacia local de Valença. Destaco justamente a passagem pela Delegacia de Valença, onde os desafios exigiam um esforço muito grande para manter os procedimentos dentro dos prazos legais”, disse o capitão.
Com sentimento de dever cumprido, Negreiros falou sobre o significado de encerrar esse ciclo.
“Foram 40 anos de serviço na Polícia Militar do Piauí, e é muito gratificante poder expressar gratidão pela oportunidade de servir, regado pelo companheirismo e o apoio da família e dos colegas. No final da carreira, receber inúmeras mensagens de sucesso na nova fase da vida é motivo de orgulho. Durante minha carreira sempre procurei honrar a profissão e é por isso que sinto a sensação de missão cumprida. ‘Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé’”, afirmou o capitão.
Encerrando suas palavras, ele expressou agradecimento a todos que fizeram parte de sua jornada:
“Ao longo dos anos de serviço, agradeço aos comandos, colegas, subordinados e à família pelo apoio e parceria. Gratidão pela oportunidade. Sinto muito orgulho por ter escolhido a nobre profissão de servir e proteger, colocando o dever acima da própria vida. E por fim, quero agradecer a Deus por todas as vivências, pela sabedoria e pela proteção durante a carreira” disse.
Fotos: Reprodução da Matéria/Crédito do autor








Fonte: Portalv1