A Secretaria Municipal de Saúde (SME) de Valença do Piauí, por intermédio da gestão da enfermeira, vereadora e atual secretária municipal de de Saúde Rafaella Sampaio, junto com as equipes de profissionais da própria Secretaria de Saúde, com o apoio da Prefeitura Municipal (prefeito Marcelo Costa), realizaram durante todo mês de setembro varias ações alusivas ao “SETEMBRO AMARELO“.
Na manhã desta terça-feira 30 de setembro, aconteceu o encerramento da campanha “SETEMBRO AMARELO“. O evento aconteceu na Praça Getúlio Vargas, com uma ação especial que teve como tema: “Sua Saúde Mental Importa”, reforçando a importância do dialogo sobre o cuidado, da escuta e da prevenção, a ação foi coordenada por psicologa, assistente social e demais servidores do CAPS-I, CAPS-AD e contou com a presença da secretária Rafaella Sampaio.
A programação contou com dinâmicas interativas, falas educativas e panfletagem informativa, mobilizando a comunidade para falar abertamente sobre saúde mental e valorização da vida. Cuidar da mente também é um ato de amor.
O Que é SETEMBRO AMARELO?
Setembro Amarelo é um convite para falarmos sobre o que realmente importa, a vida. Não guarde seus sentimentos, converse, busque ajuda. Juntos somos mais fortes.
Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização voltada para prevenção do suicídio e a promoção da saúde mental. Iniciada no Brasil em 2015, essa ação busca reduzir o estigma relacionado a saúde mental e encorajar as pessoas a buscarem ajuda. O mês de setembro foi escolhido em homenagem ao Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, celebrado em 10 de setembro de cada ano
Setembro Amarelo promove a visibilidade de diversas iniciativas que oferecem apoio psicológico como centros de valorização da vida e linhas de atendimento especializado. Essa rede de suporte é fundamental para ajudar aqueles que estão sofrendo a encontrar o caminho para a recuperação.
A secretária municipal de Saúde Rafaella Sampaio, usou da palavra e disse para os presentes que, “A vida de vocês tem Valor, o quanto é importante a presença de vocês nos nossos serviços de Saúde, pra gente cuidar de vocês, pra gente ajudar que vocês tenham, não só o hoje, mais um amanhã também mais feliz e melhor na certeza de que, cada um de vocês importa muito pra gente“, continuou.
“Parabenizar as duas equipes de profissionais, tanto do Caps -AD , quanto do Caps-I, pela a dedicação diária, nós sabemos o quanto cuidar da Saúde mental é difícil é um desafio, por que muitas vezes, nós mesmo quanto profissionais precisamos cuidar da nossa e as vezes agente guarda a nossa dor no bolço pra cuidar de vocês, podem ter certeza que isso acontece com os profissionais que recebe vocês diariamente Quanto no Caps-I, quanto no Caps-AD, quanto nas nossas Unidades Básicas de Saúde, por que todos nós temos problemas, mais precisamos de fé em Deus e entender e com ele agente consegue vencer todos esses problemas“.
“Então, muito obrigada pela presença de vocês, obrigada todos profissionais pela organização, por valorizarem de fato a vida de cada um destes pacientes que são acompanhados diariamente. Em nome do prefeito Marcelo Costa, agente agradece todas as equipes multidisciplinares que diariamente cuida de vocês, agradece a vocês pacientes, pela confiança nos serviços do nosso município, que Deus nos abençoe, muito abrigada“, finalizou a secretária Rafaella Sampaio.