A Semana Nacional de Museus acontece anualmente para comemorar o Dia Internacional de Museus, 18 de maio, quando museus brasileiros, convidado pelo Ibram, desenvolvem uma programação especial em prol dessa data.

A eficácia das atividades desempenhadas pelo setor museal na realização dessa ação comprova que o concerto nacional de programações culturais é um verdadeiro instrumento de ampliação do acesso à cultura e de visibilidade dos museus.

Ademais, ela é responsável por um significativo aumento de público: durante a semana em que ocorre, a média de visitantes dos museus participantes sobe 79% (fonte: pesquisa sobre a 14ª Semana Nacional de Museus, disponível em http://www.museus.gov.br/os-museus/economia-de-museus/).

Museus e outras entidades culturais interessadas em participar da 16ª edição da Semana inscrevem seus eventos e promovem sua realização entre os dias 14 e 20 de maio de 2018, chamando, assim, a comunidade a refletir, discutir e trocar experiências sobre o tema sugerido pelo ICOM (Conselho Internacional de Museus): Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos.

A realização das atividades fica sob a responsabilidade da própria instituição que as inscrever, bem como a viabilização para seu desenvolvimento. Ao Ibram cabe divulgar a programação nacional da Semana de Museus e produzir e distribuir o Guia da Programação.

Fonte: Kindou Marques

 –
COMPARTILHAR

Comentários no Facebook

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here