Banco do Brasil (BB) registra em seus dados, 2.500 aposentadorias anualmente, o que reforça a ideia de que a empresa não pode ficar sem um cadastro de reserva válido, e precisa abrir, urgentemente, o concurso para o Rio de Janeiro e mais cinco estados. A informação é do diretor da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Wagner Nascimento.

BB-480x269

O diretor disse que, dos mais de 2 mil aposentáveis, 8% (200) são do Rio de Janeiro. “Cerca de 2.500 funcionários do banco se aposentam a cada ano. Em 2015, esse número foi ainda maior, pois tivemos o Plano de Aposentadoria Incentivada (PAI), que tirou da empresa mais de 5 mil empregados. Portanto, há necessidade, e ela precisa ser suprida. No Rio de Janeiro, cerca de 8% desses 2.500 (200) se aposentam anualmente. Precisamos do concurso, e seguimos cobrando”, falou.

Nascimento, que também é coordenador da Comissão de Empresa dos Funcionários do BB, apurou junto ao setor de Gestão de Pessoas do banco que o empecilho para abertura do novo concurso do Banco do Brasil (BB 2016) é a portaria do Departamento de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Dest), vinculado ao Ministério do Planejamento. Nela, há um número limite de 115.495 funcionários na empresa. De acordo com o diretor da confederação, o banco está impedido de ampliar o quadro, podendo fazer movimentações apenas dentro desse quantitativo.

“O setor de Gestão de Pessoas não tem uma previsão para o concurso ocorrer, pois a portaria do Dest fixou um limite de empregados, impedindo a empresa de aumentar o quadro, possibilitando movimentações apenas dentro desse quantitativo. No entanto, o setor está ciente da preocupação da categoria pelo fato de não haver um cadastro de reserva válido no Rio de Janeiro”, afirmou. Com isso, o BB poderia abrir o concurso com as vagas que faltam para chegar nesse ‘teto’ estabelecido, mas a questão política, por enquanto, tem pesado mais. A expectativa é que o edital do Concurso BB seja divulgado ainda neste semestre.

O novo edital do BB contará com vagas para Rio de Janeiro, Amazonas (parte do estado), Espírito Santo, Minas Gerais (parte do estado), Rio Grande do Sul e Santa Catarina (parte do estado). No Rio de Janeiro, a expectativa é que se tenha um bom número de vagas, tendo em vista as muitas aposentadorias e as Olimpíadas, no próximo ano, que aumentarão a demanda da empresa na cidade e arredores. O concurso foi expirado no último dia 26 de setembro, e há uma grande carência de pessoal, com cerca de 3 mil funcionários no Rio, e as mais de 5 mil aposentadorias (400 no Rio), consequentes do Plano de Aposentadoria Incentivada (PAI).

O Notícias Concursos apurou ainda, que a Fundação Cesgranrio será a banca organizadora. A previsão é que o novo concurso Banco do Brasil seja nos mesmos moldes do edital do Nordeste, com 70 questões objetivas e redação. Os inscritos serão avaliados pelas disciplinas de Atualidades do Mercado Financeiro, Língua Portuguesa Raciocínio Lógico-Matemático, Cultura Organizacional, Domínio Produtivo da Informática, Inglês, Atendimento, Técnicas de Vendas e Conhecimentos Bancários.

Banco do Brasil (BB) informou por meio de nota oficial, que os concursos de Escriturário vão continuar: “O BB continuará realizando as Seleções Externas de acordo com sua necessidade de pessoal, observada para cada região, bem como mediante observância ao seu Planejamento Estratégico e Orçamentário.” O banco se pronunciou após a suspensão do concurso dos Correios, empresa integrante da administração indireta, assim como o BB, após recomendação do Departamento de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Dest), do Ministério do Planejamento.

(Com informações Notícias Concursos)

COMPARTILHAR

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui